Compartilhe

Parceria com Cargill e Sindicato de Uberlândia para assistência ao produtor

FEMEC 2022
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
24/03/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Oferecer assistência técnica ao produtor rural, com foco na eficiência produtiva e sustentabilidade. Este é o objetivo da parceria firmada entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, Cargill e Sindicato Rural de Uberlândia. O acordo foi assinado durante a Feira do Agronegócio Mineiro (FEMEC), no estande do Sistema FAEMG, na última quarta-feira (23).

Por meio da parceria, os produtores rurais terão acesso à assistência técnica e insumos para a recuperação de pastagens, integração entre lavoura e pecuária, recomposição de áreas de reserva legal e APP’s (Áreas de Proteção Permanente). Em um primeiro momento, a iniciativa vai beneficiar 200 produtores, prioritariamente localizados na Bacia do Rio Tijuco.

 

Para o presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, a parceria prestigia a importância do tema ambiental dentro da produção de soja, que tem crescido com muita força em Minas Gerais e no Brasil. “Precisamos estar sempre atentos para manter esse segmento dentro dos padrões de sustentabilidade tão desejados pelo Brasil e pelo mundo. A Cargill é uma grande empresa e, com essa parceria, vamos trabalhar juntos para termos mais força e darmos mais legitimidade à sustentabilidade do produtor mineiro”, disse.

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia, Thiago Silveira, destacou que a união do Sistema FAEMG com a Cargill é muito bem-vinda, pois há muitas áreas que ainda podem ser exploradas, que estão degradadas e que podem melhorar a sua produtividade. “A Cargill é uma multinacional que preza pela sustentabilidade em todas as suas ações, então vemos esta parceria com muito bons olhos e alinhada com os interesses dos produtores rurais, que é produzir alimento de forma sustentável, mostrando o quanto o Brasil tem a consciência da preservação do meio ambiente”, afirmou.

 

O gerente comercial da Cargill, Renato Garcia, destacou que “implantar esse tipo de parceria em um estado tão essencial para a produção de alimentos no Brasil é uma conquista. O agricultor está cada vez mais interessado em melhoria contínua e esse acordo vai facilitar ainda mais o acesso ao conhecimento técnico, descomplicado e alinhado às melhores práticas”.

Assinatura do acordo

O termo de parceria foi assinado pelo presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, o superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, o presidente do Sindicato de Uberlândia, Thiago Silveira, e o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira. Pela Cargill, o documento foi assinado pelo gerente comercial, Renato Garcia, e os representantes da área de Sustentabilidade da multinacional, Raphael Lemes Hamawaki e Ingrid Graziano.

 

Nascif agradeceu a Cargill pela confiança no Sistema e pela aproximação com o Sindicato. “Teremos total empenho para que, posteriormente, possamos reunir e mostrar os resultados que vamos entregar aos produtores e à sociedade”, afirmou.

Caio Oliveira explicou que foi feita uma seleção prévia de produtores e o próximo passo será formatar um plano de trabalho. Vamos definir as características e realizar um diagnóstico das propriedades que serão atendidas e sair à campo para efetivar estas ações em breve”, comentou.