Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Pagamento por Serviços Ambientais em São Roque de Minas 

EDITAL DE CHAMAMENTO DE PRODUTORES RURAIS
ESCRITO POR ASCOM
27/01/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

A prefeitura de São Roque de Minas convida os produtores rurais que têm propriedades nas bacias hidrográficas do Rio do Peixe e Ribeirão da Usina a fazer o cadastramento no Projeto Águas da Canastra. 

O projeto "Águas da Canastra", iniciativa da Prefeitura de São Roque de Minas com os parceiros Polícia Ambiental, Sicoob Sarom, Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, ARPA (Associação Regional de Proteção Ambiental), Emater-MG, Aprocam, IEF, IGAM, ANA, Ministério Público, ICMBio e Amasc visa auxiliar o produtor rural na garantia da manutenção da qualidade e quantidade das águas no município.

Para isso, o produtor rural deverá procurar a prefeitura no setor de Meio Ambiente e fazer o cadastro de sua propriedade. É necessário preencher uma ficha cadastral e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, comprovante de endereço, documentos que comprovem posse da propriedade (Certidão de Registro, escritura, compromisso de compra e venda, ou algum documento que comprove posse) e recibo federal do CAR.

A Prefeitura fica na Praça Alibenides da Costa Faria, 10, Centro, São Roque de Minas, e as inscrições podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Num segundo momento, será aberto um edital para pagamento de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) e os produtores cadastrados na primeira fase já estarão um passo à frente, pois já estarão com as suas propriedades em condições de receber o pagamento, que será feito pela prefeitura.

“O cadastramento no Projeto Águas da Canastra é uma excelente oportunidade para produtores rurais, que, além de receberem pagamento por serviços ambientais prestados, terão recursos investidos para ações de conservação do solo e da água nas propriedades rurais, reduzindo custos de produção e promovendo armazenamento da água de chuva no solo. O projeto incentiva o saneamento rural e a preservação e recuperação de áreas de vegetação nativa, que atua ainda fornecendo matéria orgânica e nutrientes, incorporando carbono e favorecendo a atividade biológica do solo.” 
Mariana Ramos, analista da Gerência de Meio Ambiente do Sistema FAEMG