Qual mensagem a sua mesa de trabalho passa sobre você? Organização? Minimalismo? Excesso de informações? Em um mundo em que tantos processos são digitais, o que realmente precisa ser impresso?
As respostas para essas perguntas são importantes para que possamos compreender se fazemos da nossa mesa, esse espaço onde passamos boa parte do nosso dia, um local realmente funcional e confortável.
Não por acaso, organização tem sido uma palavra recorrente. Em um mundo em que o consumismo é incentivado, não é raro acumularmos objetos. Em casa ou no trabalho, a sensação de estarmos rodeados pelo excesso de “coisas” é comum.
Por isso, nomes como da japonesa Marie Kondo, se tornam conhecidos internacionalmente por abordar, em livros e canais da internet, o tema de uma vida mais organizada.
Já no ambiente profissional, a metodologia 5S é amplamente difundida. Inspirada nas palavras japonesas Seiri (utilização), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (disciplina) que tem como proposta organizar diferentes setores de uma empresa com base na padronização e limpeza. E, claro, seu espaço de trabalho não fica de fora!
Por isso, compartilhamos algumas dicas para que você possa olhar para a sua mesa e entender se ela passa a mensagem que você gostaria:
1. Mantenha o essencial
Deixe apenas os materiais que são de uso diário dispostos na mesa
2. Descarte
Vasculhe sua mesa e gavetas em busca de materiais que não são mais úteis e podem ser descartados. Rasgue ou triture papéis que contenham informações sigilosas.
3. Doe
O que não é útil para você, pode ser importante para o seu colega?
4. Organize por categorias e utilidades
Ao lado do seu telefone, vale deixar um bloco de rascunhos para anotar recados? Seu copo pode ficar ao lado da sua garrafa de água? Segmente o que for útil por categorias organizadas na mesa.
5. Motivação
Mantenha na sua mesa algum item que te inspire ou te ajude a atingir um objetivo.