Começou em BH o maior encontro da cadeia produtiva do leite no país! A 17ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite 2022) teve abertura oficial na manhã desta quarta (15) e reuniu autoridades, produtores e empresas em clima de otimismo. Com participação de mais de 1.300 animais das principais raças leiteiras, a expectativa, segundo a Girolando, é movimentar cerca de R$ 8 milhões em negócios, superando em 60% os resultados da última edição.
O presidente do Sistema FAEMG, Antônio de Salvo, destacou a importância do evento: “A Megaleite é uma grande mostra de todo o trabalho dos nossos pecuaristas e da evolução alcançada em melhoramento genético nessa atividade, que gera renda e qualidade de vida; nos campos e nas cidades. A pecuária de leite atravessa agora um momento difícil, mas segue trabalhando, como sempre o faz, com muita garra e otimismo de que dias melhores virão”.
O presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema FAEMG, Jônadan Ma, também falou sobre o retorno da realização presencial da Megaleite e do cenário econômico da cadeia produtiva: “Este grande encontro é prova da união do setor, dos produtores e dos agentes de todos os elos da cadeia produtiva. É prova da importância da atividade para a economia brasileira e, principalmente, para a mineira. Minas é o maior estado produtor no país”.
Ele explicou também o momento delicado vivido pelo setor, com redução da quantidade produzida; uma vez que os produtores estão pouco motivados, com margens de lucro achatadas pelos altos custos de produção. Como resultado da oferta menor, em muitos mercados falta leite, e os preços ao consumidor estão em patamares acima da média para o período: “Precisamos exatamente de motivar os produtores, para que ele continue acredite na atividade, continue crescendo, produzindo leite em quantidade, qualidade, com tecnologia, gestão e lucratividade. E certamente isso vai beneficiar o nosso consumidor”.
PROGRAMAÇÃO SISTEMA FAEMG NA MEGALEITE
Parceiro tradicional na realização da Megaleite, o Sistema FAEMG mais uma vez desenvolve diversas atividades ao longo dos quatro dias de evento. Neste primeiro dia, a entidade promoveu a reunião do Conseleite (leia mais aqui). Na quinta-feira (16), é a vez do Encontro dos Produtores de Leite e reunião da Comissão Técnica de Pecuária de Leite da entidade.
Outro destaque é o Empório Sistema FAEMG, onde os visitantes da Megaleite podem conhecer e adquirir doces, queijos, cafés, cachaças, e diversos outros produtos artesanais produzidos por ex-alunos dos cursos e programas do Sistema FAEMG.
A Megaleite vai até dia 18 de junho, no Parque da Gameleira, em BH. Na programação, oito leilões, dois shoppings de animais, mini-fazenda, vila gastronômica, exposição e competição de bovinos de várias raças leiteiras, dentre outras atrações. A entrada é gratuita.