Compartilhe

Jovens e tecnologia: inscrições abertas em Viçosa!

PROGRAMA CAMPO INTELIGENTE
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
20/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

A tecnologia a favor do aumento da produtividade, redução de custos e preservação do meio ambiente: é isso que a agricultura 4.0 propõe. O uso de aplicativos, drones, GPS e radares meteorológicos, entre outras ferramentas, já é uma realidade no campo e será cada vez mais constante.

Em mais uma ação para preparar os produtores para esse cenário, o Sistema Faemg, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa e o TecnoPARQ da Universidade Federal de Viçosa (UFV), vai oferecer, em Viçosa, o Programa Campo Inteligente.

“Este curso é uma importante inovação do Sistema Faemg, e grande oportunidade para jovens se aperfeiçoarem e terem mais oportunidades no agronegócio”, comentou Marcos Reis, gerente da entidade em Viçosa.

O curso será gratuito e as turmas terão início no dia 16 de novembro. Podem se inscrever jovens de 15 a 30 anos que sejam do meio rural e tenham interesse e familiaridade com ferramentas digitais. A formação vai capacitar jovens para o conhecimento da linguagem de programação e agricultura de precisão, iniciando-os no mundo de desenvolvimento de softwares para agricultura, com objetivo de melhorar processos e a qualidade de vida dos produtores e trabalhadores rurais.

Para a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg, Liziana Rodrigues, é preciso envolver os jovens nas atividades no campo e o Programa é uma oportunidade de engajá-los, apresentando o potencial do setor agropecuário no uso de novas tecnologias.

“O Programa visa estimular a criatividade e o desenvolvimento de ferramentas que possam solucionar problemas do meio rural. É preciso falar a língua da juventude e mostrar a eles que o agro tem um grande campo de atuação e um presente e futuro cada vez tecnológicos”.

O curso será dividido em quatro módulos com matérias sobre: Tecnologia da Informação - introdução, intermediário e avançado, Gestão Aplicada com uso de Tecnologia (GAT) e Competências para a vida.  A primeira etapa do Programa terá carga horária total de 156 horas e, a segunda, de 144 horas, com aulas virtuais ao vivo e presenciais. 

Parceria

As aulas do Programa Campo Inteligente acontecerão do TecnoPARQ/UFV, localizado no Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (Centev). A parceria com a instituição é um ganho para os participantes, que poderão usufruir da expertise que a Universidade reúne nesse setor.

“O TecnoParq/UFV é uma referência em inovação, berço de grandes startups do agro. A parceria irá permitir uma ação conjunta de qualidade com oportunidades para que os jovens possam estar em contato com ideias e acontecimentos inovadores”, comentou Liziana.

Desenvolvimento e Sucessão familiar

Liziana Rodrigues aponta que, no Campo Inteligente, os participantes terão a chance de utilizar a criatividade e mostrar o olhar deles para os atuais problemas do campo. “Os jovens estão cada vez mais conectados com informações e diferentes possibilidades. Se estimulados, eles podem contribuir com ideias e soluções inovadoras”.

Para a gestora, esse movimento será valioso para o desenvolvimento do campo e para a sucessão familiar. “Ao conhecer melhor as possibilidades do agronegócio, o filho do produtor perceberá que não precisa abandonar o campo ou a atividade da família para trabalhar e estar conectado com as tecnologias”, disse.

Serviço

As inscrições podem ser feitas até dia 28 de outubro no do Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa. Mais informações com as mobilizadoras da entidade, Eliana Barbosa e Mirivone Silveira, pelo telefone (31) 3892-6867.