“Aprendi coisas que estão me ajudando muito na lida da fazenda e vão continuar me auxiliando no futuro. Pude ver como o conhecimento é essencial para obter sucesso na atividade do leite, assim como em qualquer área produtiva”. O sentimento de satisfação é de Rian Carneiro, de 19 anos, um dos 15 jovens que participaram do Programa Jovem no Campo, em Dom Bosco. A capacitação do Sistema Faemg Senar foi realizada em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas, no Noroeste do estado.
“Sou filho de produtores de leite e cresci na fazenda. Procuro dar continuidade no negócio, de forma mais técnica, aproveitando as oportunidades que meus pais não tiveram”, completou Rian.
Assim como Rian Carneiro, todos os participantes são filhos de produtores rurais e ajudam nas propriedades das famílias, quando não estão em aula. Eles têm entre 14 e 19 anos e cursam o Ensino Fundamental e Médio. Durante o programa, o foco foi a bovinocultura de leite, principal atividade na região.
O gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, elogiou o interesse dos participantes. “A maioria tem vontade de seguir carreira na área de Ciências Agrárias e o programa ajuda nessas tomadas de decisões, demonstrando a importância do agronegócio e o papel de cada um deles dentro desse cenário”.
Esta já é a sexta turma do Programa Jovem no Campo concluída na região de Bonfinópolis de Minas. “Vários participantes já estão colocados em empresas da região e outros empreendendo nas propriedades dos pais. Para mim, é muito gratificante formar novos jovens e ver como tem sido transformador para eles”, ressalta a Agente de Desenvolvimento Rural de Bonfinópolis de Minas, Rita Fonseca.