Compartilhe

Formação profissional para jovens em Centro Socioeducativo

PROJETO DESCUBRA
ESCRITO POR SEDE, EM BELO HORIZONTE
15/02/2022 . SENAR, FAEMG

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos está se preparando para oferecer duas turmas do programa de Pré-Formação Profissional a adolescentes e jovens que estão no Centro Socioeducativo de Ribeirão das Neves. Já foi feita uma visita à unidade para avaliação da estrutura e da realidade dos jovens para levar a eles a oportunidade de aprendizagem e qualificação para o mercado.

A iniciativa integra a parceria com o Programa Descubra, que promove o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a ações de formação profissional. Segundo a gerente pedagógica do Sistema FAEMG, que participou da visita, Cristiane Trigueiro, a demanda foi direcionada pelo Ministério Público do Trabalho, em busca de atenção especial para esse público.

Harlen Penido, Cristiane Trigueiro, Liziana Rodrigues, Vinícius Virgílio, Daniel Sadasi e Júlio Gomide

“São jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, egressos do trabalho infantil e do sistema socioeducativo, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e no sistema prisional, em situação de acolhimento institucional, beneficiários de programas de transferência de renda, jovens e adolescentes com deficiência, matriculados na rede pública de ensino ou concluintes desempregados”.

Na unidade, vários jovens foram identificados como filhos de trabalhadores ou produtores rurais e, por isso, com afinidade com as atividades do campo. “Ficou evidente a importância de trabalhar a socialização para eles identificarem caminhos saudáveis e positivos de desenvolvimento. Estamos engajados com essa missão. Esta ação tem o potencial de estimular o êxodo ao contrário, despertando nesse público o interesse em trabalhar no meio rural e estimulando o retorno desses jovens ao campo”, destacou.

“Conhecemos de perto a realidade deles para adaptar o conteúdo de pré-formação que pretendemos ofertar”, comentou a gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues. A previsão é que os trabalhos comecem em março.

A proposta inicial é que os instrutores trabalhem com eles o autoconhecimento para potencializar as suas forças, virtudes e talentos. “O intuito é desenvolver competências socioemocionais necessárias em qualquer ocupação profissional para auxiliar os adolescentes e jovens a enfrentarem os desafios do mercado de trabalho com autoconfiança e inteligência emocional”, enfatizou Cristiane Trigueiro.

As gestoras do Sistema FAEMG foram acompanhadas pelo diretor geral da unidade, Júlio César Gomide, além de Daniel Sadasi, Harlen Penido e Vinícius Virgílio.

Programa Descubra

Resultado de uma cooperação interinstitucional inédita, que congrega esforços de onze órgãos e instituições federais, estaduais e municipais, o Programa de Incentivo à Aprendizagem de Minas Gerais – Descubra! pretende promover o acesso de adolescentes e jovens, em condição de vulnerabilidade social, a programas de aprendizagem e a cursos de qualificação profissional. A ideia é criar uma grande rede de apoio à cidadania por meio da aprendizagem profissional, oferecendo a chance de uma primeira experiência no mercado formal de trabalho e criando espaços efetivos de integração social e educacional para os adolescentes e jovens que integram o público prioritário do Descubra!