Compartilhe


Estudante de Sem Peixe faz poesia sobre o curso

PROGRAMA JOVEM NO CAMPO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
24/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Em Sem Peixe, na Zona da Mata, o Programa Jovem no Campo, do Sistema Faemg Senar, terminou em poesia! O estudante Luiz Henrique Felix, de 16 anos, expressou em versos a realização por ter feito o curso e como os aprendizados adquiridos fizeram a diferença para ele. No município, o Programa atendeu a estudantes da Escola Família Agrícola (EFA) Camões, e focou na Olericultura como oportunidade de trabalho e negócio.

No poema feito no encerramento do módulo sobre empreendedorismo, Luiz Henrique destaca a importância do trabalho no campo não só para os jovens, mas para todo o país. “Da terra vem o seu sustento, é empreendimento, ele é o futuro do Brasil”, diz um dos trechos. “É muito importante nós valorizarmos o jovem do campo porque ele pratica a agricultura e produz o alimento que está na mesa de todos”, comentou o estudante.

Para ele, o curso foi uma oportunidade de aprofundar conhecimento técnico e prático sobre o cultivo das hortas e, principalmente, sobre o empreendedorismo. “Sempre me interessei pelo agro. Agora sei como empreender e tirar do campo o meu próprio sustento”, declarou.

A instrutora do módulo, Solange Palmeira, que também ministrou a abertura do Programa Jovem no Campo para a turma, afirmou que o curso deu aos jovens a oportunidade de visualizarem a construção de um futuro próspero. “A sucessão rural começa na educação dos jovens. A turma recebeu conhecimento sobre competências empreendedoras e planejamento e muitos já planejam maneiras de viver e trabalhar no campo”.

Ela ainda enfatizou que o papel do Sistema Faemg Senar se cumpre quando desperta na juventude o desejo de mudança e desenvolvimento do campo. “A turma tinha jovens com um potencial incrível, mas eles estavam inertes diante da vida. Nesse sentido, o Programa Jovem no Campo mostrou que eles podem sonhar e crescer profissionalmente, assumindo o negócio do pai, ou aproveitando o espaço que já têm no meio rural, aplicando as ferramentas necessárias para expandir”, concluiu.

 

Sobre o Jovem no Campo

O Programa Jovem no Campo - Olericultura em Sem Peixe foi realizado por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Dom Silvério. O Programa contribuiu com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural, oferecendo a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais.

O curso é dividido em dois núcleos: básico, com foco no desenvolvimento das competências. 

Poema

Ei, você sabe de onde a sua salada vem?
É de um jovem agricultor, que no campo se mantém

Da terra vem seu sustento, é o seu empreendimento
Ele é o futuro do campo, o futuro do Brasil
E ainda tem gente que o chama de imbecil

Dizem que no campo é só trabalho duro 
e que isso não dá futuro
Com preconceito com o jovem do meio rural,
mas tenho certeza que eles vão ter um futuro excepcional

Mesmo se for na agricultura ou na bovinocultura,
o jovem do campo sempre estará à altura
Se aprendeu com a família ou em um curso,
ele sempre olhará para o futuro

Do animal que alimenta, até a terra que sustenta
Obrigada Senar pelos cursos que tem nos dado
Para sempre seremos eternamente gratos

Por Luiz Henrique Felix