Compartilhe

Empretec Rural em São Roque de Minas

EMPRETEC RURAL
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
01/12/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Consciente da importância de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio, o Sistema Faemg Senar se uniu ao Sebrae Minas para levar o Empretec Rural a municípios do interior do estado. São Roque de Minas é um dos contemplados e nesta semana está sendo realizada a formação de 15 alunos, entre produtores e empresários do setor do agro.   

O programa é uma vertente do Empretec e é a principal ação para a formação de empreendedores no mundo. A metodologia utilizada é desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A proposta para o agro surgiu em outubro de 2021 e foi adaptada para a realidade do setor. No município, são parceiros da formação do Sistema Faemg Senar, o Sicoob Sarom, a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan) e o Sindicato Rural.

João Carlos Leite na abertura do Emprete, em São Roque de Minas

“O Empretec Rural tem o propósito de aumentar a rentabilidade do empreendimento, estimular novos negócios e gerar, entre outros benefícios, novas oportunidades de emprego. Passar pelo Empretec Rural é redefinir a visão de liderança, possibilitando se reinventar em um mundo em constante mudança. É o Sistema Faemg Senar e o Sebrae levando mais oportunidades para o nosso produtor rural mineiro”, afirmou a gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema Faemg, Liziana Rodrigues.

Para a analista do Sebrae, que fez a abertura do programa em São Roque de Minas, Karina Rocha, o Empretec Rural foi desenvolvido para atingir o público de empresários e futuros empreendedores do agronegócio. “Nós temos o objetivo de capacitar e desenvolver as características empreendedoras dos produtores, ajudando a potencializar os resultados do agronegócio e melhorar a competitividade do setor. Além disso, o programa estimula novos negócios, gera novas oportunidades de emprego e desenvolvimento para a região, como também incentiva a inovação, a adoção de práticas mais sustentáveis, o desenvolvimento da auto responsabilidade e o reforço da autoconfiança do produtor”.

Parceiros na abertura do Empretec Rural 

Para o presidente do Sicoob Sarom, que participou da abertura do Empretec Rural, João Carlos Leite, o Joaozinho, é uma honra para São Roque de Minas sediar essa capacitação, pois é o segundo do estado e o sexto Empretec para empresários de São Roque de Minas, o que mostra a força do empreendedorismo local.

“Essas ações só vem ratificar o que o Banco Central nos mostra em números, o crescimento real de São Roque, nos últimos cinco anos de 8,84% a.a. Os números refletem a nossa economia local.  Esses jovens empreendedores, com a visão estratégica que o Empretec nos traz, é uma garantia para a manutenção desse crescimento no futuro”.