Compartilhe


Emoção na premiação do Semeando em Carangola

PROGRAMA SEMEANDO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
28/07/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

"O meio ambiente é tudo que nós temos. Me sinto muito feliz por ter ganhado e por tudo que eu aprendi”. A afirmação é da pequena Maryana Rodrigues Santos, de 8 anos, autora do desenho campeão, na regional Viçosa, do concurso promovido pelo programa Semeando, do Sistema FAEMG e do Sebrae.

A aluna da Escola Estadual Benedito Valadares, de Carangola, recebeu o prêmio durante a Expo Carangola, nesta quarta-feira (27).

A campeã recebeu o prêmio da mobilizadora Fernanda Azevedo Monteiro

Emocionada, a estudante agradeceu e ressaltou a importância da mensagem deixada pelo Torrãozinho. “Eu percebi que o Semeando pode ajudar muitas pessoas porque ensina a cuidar do meio ambiente. Se a gente não cuidar dele, não teremos as plantas e sem as plantas a gente não consegue respirar nem viver”.

Maryana contou que se inspirou nos vídeos e atividades propostas pela professora Tainá Padilha Lopes, que falavam sobre o cuidado com o meio ambiente e com a alimentação, e os benefícios da reciclagem.

“A aluna e a turma inteira demonstraram muito interesse no tema e foram além do programa, desenvolvendo outros trabalhos na escola principalmente sobre reciclagem. Quando entregou o desenho, a Maryana me perguntou se tinha possibilidade de ganhar e eu disse que ela tinha feito um excelente trabalho, então, com certeza tinha chances”, comentou Tainá, que também foi premiada.

Maryana,  e as educadoras Tainá Lopes, Caroline Andrade e Jona Darc Zanirati

Diversas pessoas acompanharam a entrega do prêmio, que contou com a presença de autoridades locais, o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Produtores Rurais da Comarca de Carangola, Hugo Machado e Júlio Ferrari, além de profissionais da escola Benedito Valadares. Na plateia também estavam os pais orgulhosos, Marta Rodrigues e José Roberto Santos.

“Estou muito orgulhosa da minha filha. Tão pequena e já consciente de que o meio ambiente é tudo na nossa vida. Me emocionei junto com ela recebendo essa premiação”, disse a mãe.

Para o pai, o momento é de celebração para a família, que faz arte unida. “Maryana sempre foi muito criativa e eu sempre a incentivo, mostro novidades, curiosidades e faço junto alguns desenhos. Fico honrado e feliz por vê-la ganhando esse prêmio e agradeço a todos que fazem parte dessa conquista”.

Maryana com os pais Marta e José Roberto e o gerente Marcos Reis

Orgulho e satisfação

“Foi um prazer participar do retorno do Torrãozinho às escolas e ver os professores e estudantes abraçando o Semeando. O programa propõe a valorização do campo, o estreitamento da relação campo-cidade e o empreendedorismo e isso tem tudo a ver com a nossa realidade. Ver que a nossa aluna entendeu tão bem a proposta é muito gratificante” - Caroline Abreu Pereira de Andrade, supervisora da E.E. Benedito Valadares

“Essa premiação é um presente para nós, carangolenses. Todo o estado concorreu a esse prêmio e nós ganhamos. Estamos orgulhosos do trabalho da Maryana, de toda a escola, do nosso Sindicato dos Produtores Rurais e todos os envolvidos. Essa conquista nos faz acreditar que Carangola terá um belo futuro com cidadãos conscientes” - Silas Vieira, prefeito de Carangola

“Agradeço a escola pela parceira, por ter executado tão bem o programa Semeando e aceito a missão de ensinar mais essa lição para as nossas crianças. É bom saber que estamos no caminho certo e me emociona ver a Maryana recebendo esse prêmio e sendo motivo de orgulho para a sua família e para todos nós. Espero que mais escolas abracem o programa em Carangola e que possamos comemorar mais uma vez” - Fernanda Azevedo Monteiro, mobilizadora

Professora Tainá Padilha Lopes também foi premiada

“Sabemos da importância da educação para o Brasil e desse trabalho, que promove a junção da educação, cultura e meio ambiente, rendendo bons frutos para o presente e o futuro da nossa cidade e do nosso estado. Parabéns a todos pela iniciativa, especialmente a Maryana, pelo talento e dedicação” - Randolpho Corrêa, Secretário de Cultura de Carangola.

“Esse é o resultado de um trabalho em conjunto. Escola, família, Sindicato e Sistema FAEMG. Vale lembrar que o Semeando destaca o empreendedorismo rural e esse tema é fundamental.  Precisamos começar da base, mostrando aos jovens como eles podem evoluir no campo e compreender que o agro é aliado do meio ambiente. Com o programa eles entendem que a gestão é importante para produzir com tecnologia, inovação e conhecimento para avançar. Carangola já foi destaque no cenário produtivo de Minas e do Brasil e tem inúmeras potencialidades que podem ser retomadas” - Marcos Reis, gerente do Sistema FAEMG em Viçosa.  

Programa Semeando

O objetivo é estimular a formação de cidadãos conscientes da importância da preservação ambiental, sustentabilidade do sistema, da relação campo-cidade e com visão empreendedora. As ações são direcionadas a alunos e professores do Ensino Fundamental I. O resultado da premiação de desenhos e redações aconteceu online no início deste mês (assista aqui).

Mais de 63 mil alunos participaram do programa Semeando este ano e, neste semestre, mais escolas desenvolverão o programa.