Compartilhe


Cemig Agro: diálogo aberto com produtores em Ponte Nova

APROXIMAÇÃO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
01/10/2025 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Dezenas de produtores rurais de Ponte Nova e região participaram, nesta semana, da reunião sobre o Programa Cemig Agro, realizada no município pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova. O encontro teve como foco a aproximação entre a companhia de energia e o setor produtivo, abrindo espaço para esclarecimentos, apresentação de investimentos e acolhimento das principais demandas dos produtores locais.

Representantes do Sistema Faemg Senar, SPR e Cemig Agro

A superintendente do Cemig Agro, Cicéli Martins, frisou que a proposta do programa é ouvir o campo em busca de soluções. “O produtor rural precisa ser escutado, e transformar dificuldades em soluções é a missão do Cemig Agro”.

Os produtores rurais presentes aproveitaram o espaço para apresentar reivindicações. “A reunião foi muito importante, porque tirou muitas dúvidas direto com quem resolve. Fiz reclamações sobre o atendimento pelo 116 e sobre o furto de cabos de energia em nosso município, e a Cemig se comprometeu a trocar”, contou o produtor e vereador em Acaiaca, Eliseyev Teixeira.

Já o vereador de Urucânia, José Luiz da Anunciação, levou demandas das comunidades rurais. “Muito do que vi aqui são as necessidades dos produtores da nossa região. Vou levar o telefone de contato direto do Cemig Agro para todos. Esse programa e o apoio do Sistema Faemg Senar Senar vai contribuir para fortalecer e alavancar a nossa agricultura e gerar desenvolvimento”, afirmou.

A analista técnica do Sistema Faemg Senar e membro do Conselho de Consumidores da Cemig, Aline Veloso, apresentou a articulação encampada pelo Sistema junto à Cemig e ao Estado para viabilizar o programa. "Os problemas de cada região precisam ser compreendidos pela distribuidora para melhorias reais nas redes e equipes de campo, sempre alinhados com os produtores e o Sindicato Rural. A expectativa é de que esse planejamento efetivamente se reflita em um fornecimento mais estável, garantindo que o produtor possa seguir produzindo e desenvolvendo a região”.

Investimentos na região

O superintendente regional da Cemig, José Roberto Paifer, anunciou os investimentos previstos para a região e as iniciativas em andamento para a melhoria do atendimento. Ele destacou que uma nova subestação será construída em 2026 com aporte de R$ 44 milhões. “Estamos intensificando a manutenção de toda a rede elétrica e realizando obras de melhoria em cidades como Abre Campo e Rio Doce. Também temos novas equipes e mais logística para garantir qualidade no fornecimento de energia”, afirmou.

Dia de Campo

A reunião estratégica sobre o Cemig Agro foi parte da programação do Dia de Campo realizado pelo SPR de Ponte Nova em parceria com o Sistema Faemg Senar, a Emater e a Epamig, com apoio da Prefeitura de Ponte Nova.

Mais de 150 pessoas de mais de cinco municípios participaram do evento, que teve estações sobre piscicultura de corte e ornamental, cafeicultura, apicultura, bovinocultura de leite e feijão.

O diretor do Sindicato Rural, Chico August, avaliou o dia como “extremamente valioso para os produtores, pois proporcionou conhecimento de qualidade, troca de experiências e encontro com profissionais e instituições que fazem a diferença no agronegócio mineiro”.