Compartilhe


Capacitação para jovens em Chácara

PROGRAMA JOVEM NO CAMPO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
29/06/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Ao todo, 12 jovens concluíram os cinco módulos do programa

Jovens durante a solenidade de formatura


Contribuir com a inserção do jovem no mercado de trabalho rural e oferecer a ele uma visão empreendedora de negócio, com foco nas oportunidades locais e regionais. Este é o objetivo do programa Jovem no Campo promovido pelo Sistema Faemg Senar. Mais uma turma do programa foi encerrada na última semana na cidade de Chácara, na Zona da Mata mineira. Ao todo, 12 jovens concluíram os cinco módulos do programa, divididos nos seguintes temas: motivacional, vaqueiro, alimentação, qualidade do Leite e empreendedorismo

Yasmin Diniz foi uma das que concluíram o curso. Ela não tem produtores rurais na família, mas disse que o programa despertou a vontade de empreender no campo.  “Aprendi coisas que eu nunca tinha visto antes, como fazer contas da alimentação da vaca para melhorar a nutrição e o rendimento no leite. Sempre tive o desejo de ser veterinária de animais grandes e agora, com o que eu aprendi, percebi que quero ficar na roça ajudando os proprietários rurais”, afirmou ela.  

Ryan Gueren se interessou logo de início pelo programa. Ele ficou sabendo sobre a iniciativa na escola, e logo correu atrás de garantir uma vaga. “Foi muito interessante pois aprendemos muitas coisas, algumas que a gente já tem contato. E muito do que aprendi vou poder pôr em prática na propriedade da minha família”, ressaltou. Para Eishyla Honório, a vida no meio rural sempre foi um interesse e, durante o programa, a vontade só fez aumentar o desejo em atuar no campo. “Eu penso em ser fazendeira e veterinária, e o Jovem no Campo me fez querer ainda mais esse objetivo”, declarou.

Aulas foram divididas em cinco módulos

Autoridades elogiam o programa

A solenidade de encerramento do programa Jovem no Campo aconteceu na Câmara Municipal de Chácara, e reuniu representantes do Sistema Faemg Senar e autoridades locais. Estiveram presentes o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, a agente de Desenvolvimento Rural Andreia Vinha, o prefeito de Chácara, Jucélio Fernandes (Bilim), a secretária de educação, Cláudia Costa, e o vereador Bruno Fernandes.

Solenidade ocorreu na Câmara Municipal de Chácara

Wander Magalhães agradeceu o apoio dado pela administração municipal na realização do programa. O gerente ressaltou a importância da formação de mão de obra desses jovens. “Temos hoje um grande trabalho que é resgatar o jovem para as atividades rurais. O Sistema Faemg Senar tem feito esforços para que esse público possa se interessar pelas atividades que o agro oferece. Esse é um programa que, inclusive, nos ajuda a profissionalizar essas pessoas e despertar nelas a possibilidade de serem sucessores no campo”, afirmou Wander.

“Gostaria de agradecer muito ao Sistema Faemg Senar, que possibilitou esse curso de suma importância para nossa região, pois sofremos com escassez de mão de obra rural. Esse programa alavancou o desejo dessa atividade nesses jovens” disse Bilim, prefeito da cidade. 

Andreia Vinha, agente de desenvolvimento rural, disse que o diferencial dessa turma foi o alto interesse do grupo de jovens. “Foi uma experiência incrível, com uma turma dedicada. É difícil conseguir pessoas engajadas assim. Agradecemos muito o apoio da prefeitura, câmara, secretaria de educação, pois foi um programa muito bem feito, esperamos colher bons frutos aqui”.

José Heleno Húngaro foi o instrutor de dois dos cinco módulos, e disse que foi uma turma diferenciada.  “Tive o prazer de ser convidado para esse programa. Trabalhei com eles o módulo motivacional e de empreendedorismo. Percebi uma mudança muito grande nos jovens entre o início e o fim da programação, o que mostra a efetividade do que foi ensinado”, argumentou. 

O programa Jovem no Campo na cidade de Chácara foi voltado para a cadeia da pecuária leiteira e foi realizado entre os dias 27 de fevereiro e 23 de junho.