Compartilhe

'Caminhão da saúde' faz sucesso em Varzelândia

PROGRAMA SAÚDE ITINERANTE
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
13/09/2021 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Varzelândia foi a segunda cidade do Norte de Minas a receber o Programa Saúde Itinerante, do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, que tem percorrido o estado oferecendo atendimentos gratuitos em prol da saúde da mulher e do homem rural. No total, foram 250 atendimentos na cidade, envolvendo exames preventivos de câncer de colo de útero (Papanicolau), mamografia, exame de PSA (detecção de câncer de próstata) e consulta com urologista.

Uma grande tenda foi montada na principal praça da cidade, adotando todos os cuidados diante da pandemia. Os moradores que foram cadastrados para os atendimentos foram pontuais, todos querendo cuidar ainda mais da saúde. Maria de Lourdes Silva já conhecia os trabalhos do Sistema FAEMG. A avicultora fez parte de turmas de capacitação na região, para aprimorar o trabalho com as aves na fazenda. Porém, nesta semana o compromisso foi somente com a saúde. Ela aproveitou o Saúde Itinerante para colocar os exames em dia.

“Acho muito importante o Sistema FAEMG estar aqui, porque ajuda muito a gente. É uma comunidade muito carente. Isso ajuda muito a todos nós, é de grande importância. Ajudando até mesmo o SUS, que está sobrecarregado. Todas as mulheres e homens deveriam preocupar um pouquinho mais com a saúde. Sem saúde não temos trabalho, principalmente na produção rural”, disse.

Ao fim dos atendimentos, os pacientes receberam um kit contendo dicas de saúde e também brindes especiais, além dos exames e as consultas realizados. Os laudos emitidos foram enviados para a secretaria de saúde do município, que fará os encaminhamentos necessários conforme cada resultado. “Essa iniciativa demostra a nossa preocupação não só de fazer as ações de formação profissional rural, promoção social e assistência técnica, mas também de cuidar das pessoas, especialmente do meio rural, que têm mais dificuldades em acesso à saúde e a exames mais especializados”, afirmou o gerente regional do Sistema FAEMG em Montes Claros, Dirceu Martins.

Clarismundo Silva

“Gostei muito e todos estão gostando também. Com os atendimentos chegando aqui dentro da nossa cidade, é muito melhor do que a gente precisar sair da cidade. Cuidar da saúde é muito importante, as coisas não estão fáceis. A gente agradece muito o caminhão ter chegado aqui para cuidar da saúde do povo”, destacou o produtor rural Clarismundo Silva, de 61 anos.

Mais saúde

Parceira da iniciativa, junto ao Sindicato dos Produtores Rurais de Montes Claros, a Prefeitura de Varzelândia aproveitou os dias de mobilização para também oferecer atendimentos especiais de prevenção, através de dicas de saúde bucal, aferição de pressão e glicemia.

“A prevenção ainda é o melhor remédio. Esta parceria dá resultado certo. Estamos cuidando da saúde do homem e da mulher do campo, que precisam estar bem para exercer suas atividades. Agradecemos por trazer qualidade de vida, exames e consultas para cuidar das pessoas”, destacou a prefeita da cidade, Valquíria Cardoso. Assista:

 

 

Cronograma

Outras duas cidades da regional Montes Claros recebem o programa neste mês. Em Brasília de Minas as ações serão realizadas entre os dias 12 e 14, e em Coração de Jesus entre 15 e 17 de setembro.