Conheça o Sistema FAEMG

O SISTEMA FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais, capacita os profissionais do campo, além de desenvolver pesquisas que fomentam o agronegócio no estado.

Agronegócio em Minas Programas
Editais

Pesquise todos os editais emitidos pelo SISTEMA FAEMG (FAEMG, SENAR, INAES e Sindicatos).

Compartilhe

Caminhão da Saúde chega ao Triângulo Mineiro

PROMOÇÃO SOCIAL
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
22/06/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

O Programa Saúde Itinerante, promovido pelo Sistema FAEMG, chega ao Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba para a oferta de exames gratuitos em três municípios: Perdizes, Gurinhatã e Itapagipe. O “Caminhão da Saúde” oferece aos homens e mulheres do campo exames fundamentais para a prevenção e diagnóstico do câncer de próstata, de colo do útero e de mama. A estrutura ficará disponível por dois dias em cada município e o trabalho será em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais e as Prefeituras.

O público-alvo abrange mulheres de 18 a 70 anos e homens com idade entre 40 e 80 anos. Para as mulheres, o programa inclui exames papanicolau e mamografia (a partir dos 35 anos) e, para os homens, são ofertados exames urológico e de PSA. A gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema FAEMG, Liziana Rodrigues, explicou que muitas pessoas têm dificuldade de acesso aos exames preventivos e que o caminhão vem incentivando o diagnóstico precoce. “Cerca de 10% das pessoas atendidas em todo o estado foram encaminhadas para investigação e/ou tratamento devido às alterações observadas nos exames”, revelou.

Para cada município, está previsto o atendimento de 80 mulheres e 80 homens, totalizando 480 pessoas beneficiadas. “Esta é a primeira vez que o ‘Caminhão da Saúde’ estará em nossa região e a expectativa é proporcionar este cuidado aos homens e mulheres do campo. Nossa equipe está empenhada na organização do evento para que todos possam aproveitar esta oportunidade”, destacou o gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira.

A primeira cidade a receber o programa será Perdizes, em 23 e 24 de junho. Na sequência será Gurinhatã, em 27 e 28 de junho e, por último, Itapagipe, em 30 de junho e 1º de julho. No município de Gurinhatã, o atendimento foi dividido, sendo exclusivo para homens no dia 27 e para mulheres no dia 28.

O Programa Saúde Itinerante teve início no ano passado nas regionais com municípios com maior vulnerabilidade social. Neste ano o programa seguiu para as demais regionais do Sistema FAEMG. A região do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba finaliza as atividades do caminhão neste ano.

Serviço

Saúde Itinerante em Perdizes
Dias 23 e 24 de junho
Local: Parque de Exposições
Horário: 8h às 17h

Saúde Itinerante em Gurinhatã
Dias 27/06 (atendimento para homens) e 28/06 (atendimento para mulheres)
Local: PSF Urbano - Dona Francisca Toscano Cardoso - Rua José Florindo de Oliveira, 15
Horário: 7h às 17h

Saúde Itinerante em Itapagipe
Dias 30 de junho e 1º de julho
Local: Centro de Eventos CTP – Rua 10, 545
Horário: 8h às 17h