Compartilhe


Cafeicultores de São Domingos das Dores ganham qualificação

FORMAÇÃO POR COMPETÊNCIA
ESCRITO POR DIEGO SOUZA, DE GOVERNADOR VALADARES
06/12/2021 . SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS está investindo na qualificação de cafeicultores da região de São Domingos das Dores. Trata-se do Programa Formação Por Competência para a cultura do Café Arábica, um evento completo e com certificação a cada módulo concluído. Ao todo, onze participantes, a maioria jovens, filhos de cafeicultores, estão se engajando mais na atividade.

“Eles participarão, em breve, do próximo módulo, que é o de Classificador e Degustador de Café. Eles já concluíram os módulos Trabalhador Polivalente da Cultura do Café, Operador de Secagem do Café e Gestão Básica. Importante frisar que a promoção desse evento do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS conta com a parceria do Sicoob Credcooper e da Cafeeira Zé do Flor”, afirmou o mobilizador do Sindicato dos Produtores Rurais de Caratinga, Wagner Teixeira Pinto.

Participam desta edição pequenos, médios e grandes produtores. “O objetivo do programa é treinar o produtor para conhecer todas as áreas do café, desde a instalação da lavoura até a parte comercial do produto, tornando-os, assim, gerentes, profissionais da atividade cafeeira com uma visão ampla de todo o processo”, explicou o engenheiro agrônomo e instrutor do programa, Caio Cintra Ribeiro Sandoval.

O gerente da Fazenda Santa Maria, Wagner Silvestre do Nascimento, é um dos participantes do programa. Há 20 anos atuando na área, ele lamenta não ter tido oportunidade semelhante antes. “Tudo tem seu tempo certo, mas, se eu tivesse feito esse programa há uns dez anos, minha visão seria outra. Teria começado com mais segurança e firmeza na atuação com a cafeicultura. A grade do programa dá uma grande bagagem para quem estava iniciando e ainda mais para aqueles que já estavam atuando na área, que é o meu caso. É enriquecedor e está nos ajudando”, garantiu.