Falar da Assessoria Contábil da Faemg, setor conhecido pela sigla Ascont, é também contar a história de Rosane Ferraz. Há mais de 30 anos na entidade, formada em Administração e Contabilidade, ela conta que os enredos de sua vida e do Sistema se misturam. Na casa, ela viu o departamento surgir e se consolidar, enquanto se casou, teve filhos e viu a entidade como um todo crescer e evoluir.
No início do seu trabalho ela fazia assessoria contábil para os Sindicatos, com o crescimento das demandas foi formado o setor que presta o serviço de contabilidade e finanças para a Faemg. Além de Rosane, a equipe da Ascont é formada por sete mulheres: Isabela Teixeira; Juliana Lima; Kênia Armani; Lorranne Ventura; Natália Costa; e as duas jovens aprendizes Isadora Viana e Ana Luiza Gomes.
Juntas, elas trabalham em diferentes funções para administrar, do ponto de vista financeiro e contábil, os recursos da Faemg, do Inaes, do Fundo de Defesa Sanitária (Fundesa/MG) e dos convênios firmados entre diferentes entidades, entre elas, a do próprio Senar Minas. A equipe da Ascont também é responsável pela elaboração e acompanhamento financeiro dos contratos, execução orçamentária, pagamentos, controle financeiro, controle contábil, execução das prestações de contas de diversos projetos, eventos e convênios executados pela Faemg em parceria com outras instituições. Orienta Sindicatos de Produtores Rurais sobre dúvidas contábeis, trabalhistas e previdenciárias, além de prestar suporte aos funcionários do Sistema no ordenamento dos processos para as diversas prestações de contas.
Um bom exemplo de como o trabalho funciona na prática pode ser exemplificado pelo Festival do Queijo Artesanal de Minas (FQAM). O trabalho da Ascont entra para que se faça o acompanhamento, a contratação dos serviços ou produtos com a chancela da Asjur Faemg, os pagamentos e o controle contábil e financeiro. Em seguida, é feita a prestação de contas para os órgãos conveniados e ou patrocinadores do evento. A finalização do processo só se dá após a aprovação da prestação de contas, quando os órgãos responsáveis liberam os recursos destinados ao evento em questão.
O mesmo acontece com outros eventos como “Sistema Faemg Senar em Campo” por meio de convênios com o Senar Minas. Cumpridas as etapas de pagamentos e os processos contábeis e financeiros, a Ascont tem como dever fazer a prestação de contas para a Gerência Administrativa e Financeira (GAF) comprovando as despesas para posterior recebimento dos recursos.
“Os processos devem ser rígidos, pois toda documentação dos eventos realizados em parcerias com entidades que utilizam recursos públicos é passível de controle por auditorias e órgãos como Tribunal de Contas da União (TCU) e Controladoria Geral da União (CGU), portanto somos corresponsáveis por esses recursos”, conta Rosane.
Quem faz o quê:
Rosane Ferraz:
Gerenciar as atividades contábeis e financeiras desempenhadas pelo setor referentes às entidades Faemg, Inaes e Fundesa, além de feiras e eventos realizados,
Elaborar a proposta orçamentária e a propor a suplementação da execução financeira para apresentação nas reuniões ordinárias ou extraordinárias com o Conselho Fiscal e Conselho de Representantes,
Acompanhar processos de prestações de contas de eventos a diversos parceiros como Senar, Sebrae, Codemge, entre outros,
Assessorar a Superintendência e a vice-presidência de Finanças com relatórios de movimentações financeiras, contábeis, de centro de custos, para fins de informação e tomada de decisão,
Atendimentos de orientação/consultoria e treinamentos a Sindicatos dos Produtores Rurais.
Isabela Teixeira:
Conciliar e gerenciar contas correntes, aplicações financeiras e poupança, por meio de relatórios e extratos bancários,
Elaborar relatórios e posição financeira (acompanhamento do saldo) para monitoramento,
Lançar receitas e aplicações financeiras via sistema TOTVS.
Juliana de Almeida Lima:
Conciliar e gerenciar contas correntes, aplicações financeiras e poupança, por meio de relatórios e extratos bancários,
Pagamento de fornecedores e funcionários,
Controle do saldo bancário com conciliação contábil bancária,
Lançar receitas e aplicações financeiras, via sistema TOTVS.
Kênia Armani:
Gestão de contas: registrar e gerenciar todas as obrigações financeiras,
Emissão de relatórios de processos a pagar,
Conferência, análise e apuração de notas fiscais e demais compromissos financeiros,
Cadastro e atualizações de fornecedores.
Lorranne Ventura:
Prestação de contas de convênios para projetos eventos com diversos parceiros como Senar, Sebrae, Codemge, Ocemg entre outros. (ex: Faemg Senar em Campo, curso CCIR/ITR, Novos Executivos, Projeto Agro+, Festival do Queijo Artesanal de Minas, Semana Internacional do Café),
Conciliações contábeis,
Controle contábil de patrimônio e estoque.
Natália Silva:
Elaboração e gestão financeira de contratos,
Elaboração das obrigações acessórias,
Análise, apuração de tributos,
Atualização de documentos, declarações e certidões.
Ana Luiza e Isadora (Jovens Aprendizes)
Digitalização de todos os processos de pagamentos, recibos, comprovantes e apoio referentes a documentação do setor,
Arquivamento e organização do arquivo físico com toda documentação produzida pelo setor,
Apoio administrativo às demandas internas do setor.
Perdeu algum setor? Veja os que já foram apresentados no boletim da Cint: |