A 11ª Semana Internacional do Café (SIC) começou nesta quarta-feira (8) com o corte da fita, simbolizando a abertura das portas e dando as boas-vindas a todos os visitantes. A expectativa é de que o evento, um dos principais do setor no mundo, receba mais de 20 mil pessoas de até 40 países até sexta-feira (10), em Belo Horizonte, no Expominas. A SIC é um grande encontro que aproxima os produtores rurais dos compradores, gerando oportunidades de negócios.
Confira o álbum de fotos do primeiro dia da SIC 2023.
Na abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, reforçou a importância da união entre todos os elos da cadeia produtiva e a necessidade de se investir em um marketing bem-feito que ajude a reverberar a imagem positiva dos cafés produzidos em Minas e no Brasil. “Sabemos que eventos como este são essenciais para mostrar o trabalho que os produtores rurais desempenham dentro das suas propriedades. Precisamos mostrar que os homens e mulheres do campo atuam de forma sustentável e que, como resultado do seu trabalho, produzem cafés de alta qualidade e contribuem para melhorar a renda per capta não somente daqueles que moram dentro das fazendas, mas de toda a população”.
Neste ano, o Sistema Faemg Senar preparou uma experiência única para o visitante: hologramas em que profissionais de toda a cadeia produtiva contam a sua experiência e a importância de seu trabalho para o café chegar ao consumidor com o máximo de qualidade, além de mostrar por que a entidade é um importante aliado do produtor rural.
Na cafeteira e na sala de cupping, divulga os cafés de qualidade. O Empório Sistema Faemg Senar reúne alguns dos deliciosos produtos mineiros. Além disso, oferece espaços instagramáveis e áreas de convivência para que o visitante, especialmente o produtor rural, sinta-se em casa e possa vivenciar a experiência da SIC da melhor maneira.
O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, disse ser uma honra participar de um evento que a cada ano concretiza a importância do café em Minas, no Brasil e no mundo. “É interessante, pois o café ao longo dos anos passou por alguns ciclos. Nos primeiros, o trabalho era concentrado em aumentar o volume de produção. Neste ciclo, o investimento é na melhoria da qualidade, com cafés de pontuações cada vez mais altas, indicações geográficas e denominação de origem. Isso porque os hábitos de consumo também estão se modificando. Hoje os cafés são praticamente degustados, com outras agregações de valor”, disse.
Também participaram da abertura da SIC o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi; o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; o diretor da Expresso & Co., Caio Fontes; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Campos Motta.
Programação
Nesta edição, o encontro destaca um dos assuntos mais relevantes do mercado internacional na atualidade: a sustentabilidade, tendo como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”.
Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, profissionais e empresários do setor reúnem-se para uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.
São mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais, que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.
A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. Conta com o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.
Participe!
O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias). A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e nas mídias sociais do evento.