Compartilhe


11ª SIC mostra qualidade e força do café mineiro

ABERTURA
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA E NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
08/11/2023 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

A 11ª Semana Internacional do Café (SIC) começou nesta quarta-feira (8) com o corte da fita, simbolizando a abertura das portas e dando as boas-vindas a todos os visitantes. A expectativa é de que o evento, um dos principais do setor no mundo, receba mais de 20 mil pessoas de até 40 países até sexta-feira (10), em Belo Horizonte, no Expominas. A SIC é um grande encontro que aproxima os produtores rurais dos compradores, gerando oportunidades de negócios.


Confira o álbum de fotos do primeiro dia da SIC 2023. 

Na abertura, o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, reforçou a importância da união entre todos os elos da cadeia produtiva e a necessidade de se investir em um marketing bem-feito que ajude a reverberar a imagem positiva dos cafés produzidos em Minas e no Brasil. “Sabemos que eventos como este são essenciais para mostrar o trabalho que os produtores rurais desempenham dentro das suas propriedades. Precisamos mostrar que os homens e mulheres do campo atuam de forma sustentável e que, como resultado do seu trabalho, produzem cafés de alta qualidade e contribuem para melhorar a renda per capta não somente daqueles que moram dentro das fazendas, mas de toda a população”.

Estande do Sistema Faemg Senar na 11ª SIC

Neste ano, o Sistema Faemg Senar preparou uma experiência única para o visitante: hologramas em que profissionais de toda a cadeia produtiva contam a sua experiência e a importância de seu trabalho para o café chegar ao consumidor com o máximo de qualidade, além de mostrar por que a entidade é um importante aliado do produtor rural.

Na cafeteira e na sala de cupping, divulga os cafés de qualidade. O Empório Sistema Faemg Senar reúne alguns dos deliciosos produtos mineiros. Além disso, oferece espaços instagramáveis e áreas de convivência para que o visitante, especialmente o produtor rural, sinta-se em casa e possa vivenciar a experiência da SIC da melhor maneira.

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, disse ser uma honra participar de um evento que a cada ano concretiza a importância do café em Minas, no Brasil e no mundo. “É interessante, pois o café ao longo dos anos passou por alguns ciclos. Nos primeiros, o trabalho era concentrado em aumentar o volume de produção. Neste ciclo, o investimento é na melhoria da qualidade, com cafés de pontuações cada vez mais altas, indicações geográficas e denominação de origem. Isso porque os hábitos de consumo também estão se modificando. Hoje os cafés são praticamente degustados, com outras agregações de valor”, disse.

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia; o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi; o presidente Antônio de Salvo e o vice-presidente secretário, Ebinho Bernardes

Também participaram da abertura da SIC o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi; o presidente do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva; o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato; o diretor da Expresso & Co., Caio Fontes; e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Campos Motta.

Programação

Nesta edição, o encontro destaca um dos assuntos mais relevantes do mercado internacional na atualidade: a sustentabilidade, tendo como tema central “Origens produtoras – uma visão de futuro para uma nova cadeia do café”.

Durante os três dias do evento, que ocorre anualmente na capital mineira, profissionais e empresários do setor reúnem-se para uma programação diversa, com workshops, palestras, degustações, conversas e premiações, para compartilhar conhecimento, descobrir tendências, fazer negócios e fortalecer parcerias.

São mais de 20 eventos de conteúdo e premiações, como o concurso Coffee of the Year Brasil 2023, em que os melhores cafés brasileiros da safra nova serão conhecidos, e a premiação do 7º Cupping de Cafés Especiais do ATeG Café+Forte, concurso voltado para os produtores de cafés especiais de Minas Gerais, que recebeu este ano mais de 1.800 amostras para serem avaliadas.

A Semana Internacional do Café é uma realização conjunta entre o Sistema Faemg Senar, Espresso & Co., Sebrae e Governo do Estado de Minas Gerais. Conta com o apoio institucional da OCEMG, patrocínio diamante 3 Corações, patrocínio prata Sicoob e Melitta, patrocínio Bronze Cocatrel Nescafé e Nucoffee.

Participe!

O evento é gratuito para produtores rurais e empresas da área e visitantes internacionais. Pessoas físicas também têm acesso por meio da compra de ingresso (R$60,00 pelos três dias). A programação completa e os convidados confirmados podem ser conferidos no site oficial: www.semanainternacionaldocafe.com.br e nas mídias sociais do evento.