Seminário é realizado pela Acarpa e conta com estande do Sistema Faemg Senar
O 31º Seminário do Café da Região do Cerrado Mineiro foi aberto oficialmente nesta terça-feira (12), em Patrocínio. O evento teve a participação do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, e do vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia. Promovido pela Associação dos Cafeicultores da Região de Patrocínio (ACARPA), o evento ocorre até quinta-feira, no Centro Universitário do Cerrado (UNICERP).
“A inovação é a palavra da vez no agro e é fundamental para que a gente possa continuar produzindo de forma rentável e sustentável. Temos que nos manter unidos nesse momento difícil para que a gente continue avançando e defendendo os diversos setores, como a cafeicultura. Precisamos ter sempre os produtores e trabalhadores rurais treinados e qualificados, e o Sistema Faemg Senar tem feito isso em todo estado. Só na região de Patrocínio, são mais de 2 mil produtores atendidos pelo Programa ATeG, e quase 10 mil pessoas treinadas em nossos cursos em todo o Alto Paranaíba”, destacou o presidente Antônio de Salvo.
Nesta edição, mais de 100 expositores oferecem produtos e tecnologias para o setor. A programação ainda contempla palestras técnicas, premiação dos finalistas do 5º Prêmio de Produtividade do Café ACARPA, 5º Encontro de Mulheres que Inspiram o Cerrado, e Entrega da Comenda Alysson Paolinelli.
O anfitrião e presidente da ACARPA, Osvaldo Ninin, ressaltou a importância da parceria com o Sistema Faemg Senar. “Agrega valor ao nosso evento, proporcionando conhecimento para os cafeicultores, ajudando a superarem os desafios. A presença da diretoria demonstra que nossa parceria se fortalece cada vez mais”, resumiu.
Estande Sistema Faemg Senar e Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio
Durante o Seminário do Café, o Sistema Faemg Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Patrocínio, realiza oficinas de Classificação e Degustação de Cafés Especiais, capacitando produtores, técnicos e estudantes que participam do evento. No Empório do Sistema Faemg Senar, os visitantes podem conhecer os cafés produzidos na Fazenda Boa Vista, em Monte Carmelo, pela ex-aluna Yala Santos.
“Nosso papel é gerar conhecimento para que os produtores de café consigam cada vez mais qualidade em seus produtos”, destaca o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Sérgio Coelho.
O presidente do Sindicato de Patrocínio, Marconi Malagoli, enfatizou os resultados das ações. “Estamos proporcionando conhecimento e desenvolvimento para os produtores de Patrocínio e região. Somos referência e queremos continuar evoluindo”.