Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Projeto inédito garante economia e qualidade para produtores

COMPRAS COLETIVAS
ESCRITO POR JOSIANE MOREIRA, DE SETE LAGOAS
23/09/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, INAES

O Sistema Faemg Senar, em parceria com os Sindicatos dos Produtores Rurais, comemora o lançamento do projeto de Compras Coletivas. O piloto, que está na fase de construção com sindicatos e representantes da classe, promete revolucionar a forma como os produtores rurais adquirem insumos. A iniciativa visa garantir preços mais competitivos e produtos de qualidade, proporcionando mais economia, suporte e competitividade aos produtores mineiros.

Ações de compras coletivas já são realidade para grupos de produtores que se mobilizam em busca de melhores preços, contudo, com o novo projeto, a prática será aprimorada, garantindo ainda mais benefícios e orientação por meio dos técnicos de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar.

Construção conjunta

O diálogo com os sindicatos começou com visitas a Paulo Cândido e Curvelo. Nesta última, realizada na última quinta-feira (19/9), cerca de 30 produtores rurais, um parceiro especializado em negociação e logística e representantes da classe participaram do encontro conduzido pelo gerente executivo do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), Bruno Rocha de Melo. “Sabemos que é uma pauta de grande impacto. Nosso objetivo é estabelecer um modelo de projeto, executar as primeiras compras nas cadeias produtivas da bovinocultura de leite, suinocultura e avicultura, criar uma curva de aprendizado e escalar a nível estadual”, afirmou.

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Curvelo, Thiago Guimarães, o projeto é um importante passo para que os produtores possam aumentar sua rentabilidade e competitividade no mercado. “Acreditamos nesta parceria como um marco para o desenvolvimento do agronegócio em nossa região”, destacou.

Próximos passos

O projeto seguirá com visitas a outras cidades para apresentar a proposta a um número maior de produtores e adaptar o modelo às diferentes realidades de cada região. A expectativa é que, após a fase piloto, ele seja expandido para todo o estado, alcançando milhares de produtores rurais nas demais áreas do segmento.