Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Projeto estimula soluções para o agro e sucessão familiar

AGRO NA ESCOLA
ESCRITO POR IZABELLA MACHADO, DE ARAÇUAÍ
06/10/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES

O Projeto Agro nas Escolas, em Itamarandiba, impactou a comunidade escolar do município ao estimular estudantes a pensarem nos desafios do agro e elaborarem soluções. Durante três meses, eles tiveram essa missão, e o resultado foi surpreendente: além de apresentarem produtos, os jovens estiveram mais próximos do campo e da propriedade familiar.

O projeto foi idealizado com apoio da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg e pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba. As técnicas de campo do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Brenda Matos e Dannúbia Marques, participaram por meio do Sindicato. O objetivo foi incentivar a sucessão familiar e o uso de novas tecnologias.

Professor e alunos do grupo campeão

Durante a Expoagri Aperam 2022, alunos de sete instituições de ensino apresentaram as ideias para o agronegócio da região. Foram apresentadas soluções relacionadas a rastreabilidade na apicultura; apicultura migratória; pesticidas naturais, biodigestor com soro de leite, proteção de nascentes, biomassas e aquaponia.

“Um dos objetivos do projeto foi incluir alunos e professores no agronegócio. O pessoal se empenhou bastante e ficamos muito felizes com o resultado. Os alunos foram criativos e os trabalhos são aplicáveis”, disse Dannúbia. “Todos os alunos entenderam a proposta e se adequaram ao tema. Outro objetivo foi fomentar a sucessão familiar e acreditamos que teremos um efeito a longo prazo, pois os alunos já se despertaram para o agronegócio”, completou Brenda.

“O Agro Nas Escolas foi um trabalho piloto e estamos pensando em replicar no ano que vem com outros Sindicatos e em outras regiões. Entendemos que ele fomenta o empreendedorismo e a inovação no meio dos estudantes. Do projeto, saíram ideias muito boas que podem até virar um negócio! Os alunos podem trazer a solução de uma dor que estão vivendo na propriedade e essa saída pode ser a mesma para outros locais também”, comentou a analista de Inovação da Gerência da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema Faemg, Amanda Pessoa.

Soluções premiadas

No final da Expoagri Aperam 2022, os três primeiros classificados receberam prêmios do Sistema Faemg. “Foi inspirador ver o engajamento dos alunos, que buscaram soluções até mesmo para a propriedade da família. Começaram a entender mais o contexto e a potencialidade de alguns setores no município, e isso também foi um ponto muito positivo”, disse o gerente regional do Sistema em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma.

Filha de produtores rurais, a estudante Jaínny Maria Vieira Rocha é uma das integrantes do grupo campeão. “Inicialmente, pensamos em algo relacionado a madeira ou apicultura, que são setores de destaque na região. Escolhemos a segunda opção, pois a família do nosso colega trabalha com apicultura, e ele nos contou sobre as dificuldades. Juntamos as nossas ideias, levamos ao professor e surgiu interesse em fazer um aplicativo”.

Primeiro lugar

O “APPicultor”, nome dado ao aplicativo, pretende ajudar na prevenção de perdas de caixas durante incêndios, por exemplo. O grupo sugeriu adesivar todas as caixas com QR Codes que, depois de acessados, enviam ao usuário, dados como o contato do proprietário. Assim, em um momento de emergência ou possibilidade de danos à caixa, o produtor é notificado. Além disso, o APPicultor oferece um espaço para a divulgação do mel do produtor cadastrado, que participa de uma espécie de “vitrine virtual”.

“A intenção é diminuir o prejuízo. Como os apiários ficam na mata, em caso de incêndio, o produtor fica sem a caixa e a produção do mel. O app irá reduzir o número de perdas e ajudar na identificação do proprietário, dando mais controle ao negócio”, explicou Jaínny.

Aplicativo tem a proposta de reduzir prejuízos na apicultura

A partir do envolvimento com o Agro nas Escolas, ela ganhou mais que um prêmio. “Descobri que quero entrar para o agronegócio, pois é um setor que admiro. A lição que tirei é que também somos pessoas muito capazes”.

“Como professor de geografia, sempre estimulei a valorização da terra em que os alunos estão. Como são oriundos do campo, muitos pensam não ter futuro aqui, e a experiência do projeto foi absurdamente melhor do que eu imaginava! Uma iniciativa que deve ir para frente, pois vão aparecer excelentes ideias. Às vezes uma solução simples pode trazer a virada de chave”, concluiu Flaviano de Paula Amaral.

Confira a classificação:

1º lugar: APPICULTOR 
Escola Estadual Mestra Bezinha Gandra

2º lugar: BIODIGESTOR
Escola Estadual São João Batista

Segundo lugar

3º lugar: AQUAPONIA
Escola Estadual Maria Raimunda Andrade Neves

Terceiro lugar