Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Nova turma do programa está prevista para Minduri

SOJA PLUS
ESCRITO POR ALINE FURTADO, DE JUIZ DE FORA
11/03/2021 . SENAR, INAES, FAEMG

O Programa Soja Plus foi apresentado a produtores rurais de Minduri. De acordo com o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães Moreira Júnior, a intenção é criar, ainda este ano, um grupo com oito produtores. “A escolha de Minduri deve-se ao fato de haver grande incidência de produtores de soja naquela região, que abandonaram outras culturas e aderiram à soja em função do alto valor.”

O Soja Plus visa promover a melhoria contínua da gestão nas propriedades, observando aspectos econômicos, sociais e ambientais. O programa promove consultoria, cursos e diagnóstico da atividade. Um ano após as consultorias, há uma nova visita à propriedade para reavaliar a situação e comparar o antes e o depois. No estado, é desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

“O objetivo do encontro foi mostrar como o programa é desenvolvido em Minas Gerais e os benefícios. Os produtores presentes disseminarão as informações para aqueles que não puderam participar. Já verificamos grande interesse”, apontou o coordenador técnico do programa em Minas e analista de agronegócio da Assessoria Técnica da FAEMG, Caio Coimbra, responsável pela apresentação. 

O próximo passo para a criação do grupo é a promoção do curso NR31, com previsão de participação de um administrador da propriedade. Em seguida, haverá visitas de um supervisor de campo, responsável pela elaboração de um checklist, que aponta o que não está em conformidade com a Norma Regulamentadora 31, que define as regras a serem adotadas pelas propriedades e envolve determinações para construções rurais, meio ambiente, sinalização de áreas, saúde e legislação trabalhista, entre outros temas.

A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Minduri, Maria Aparecida Ferreira, e a mobilizadora Patrícia Aparecida Simas Pereira, também participaram do evento. “Minduri vem crescendo muito na área de grãos, principalmente soja. Assim, o Soja Plus é de grande importância para nós. A apresentação foi feita com muita clareza e entendemos que será fechada uma lacuna na melhoria contínua da gestão desse tipo de propriedade, incluindo normas e legislação, adequação das construções, saúde e segurança no trabalho. Só temos a agradecer pela oportunidade. A previsão é começar em abril”, comemorou a presidente do Sindicato.

No encontro, o gerente regional também apresentou os programas especiais oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, principalmente o Jovem no Campo.