O Programa Soja Plus foi apresentado a produtores rurais de Minduri. De acordo com o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Juiz de Fora, Wander Magalhães Moreira Júnior, a intenção é criar, ainda este ano, um grupo com oito produtores. “A escolha de Minduri deve-se ao fato de haver grande incidência de produtores de soja naquela região, que abandonaram outras culturas e aderiram à soja em função do alto valor.”
O Soja Plus visa promover a melhoria contínua da gestão nas propriedades, observando aspectos econômicos, sociais e ambientais. O programa promove consultoria, cursos e diagnóstico da atividade. Um ano após as consultorias, há uma nova visita à propriedade para reavaliar a situação e comparar o antes e o depois. No estado, é desenvolvido por meio da parceria entre o Sistema FAEMG/SENAR/INAES, a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
“O objetivo do encontro foi mostrar como o programa é desenvolvido em Minas Gerais e os benefícios. Os produtores presentes disseminarão as informações para aqueles que não puderam participar. Já verificamos grande interesse”, apontou o coordenador técnico do programa em Minas e analista de agronegócio da Assessoria Técnica da FAEMG, Caio Coimbra, responsável pela apresentação.
O próximo passo para a criação do grupo é a promoção do curso NR31, com previsão de participação de um administrador da propriedade. Em seguida, haverá visitas de um supervisor de campo, responsável pela elaboração de um checklist, que aponta o que não está em conformidade com a Norma Regulamentadora 31, que define as regras a serem adotadas pelas propriedades e envolve determinações para construções rurais, meio ambiente, sinalização de áreas, saúde e legislação trabalhista, entre outros temas.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Minduri, Maria Aparecida Ferreira, e a mobilizadora Patrícia Aparecida Simas Pereira, também participaram do evento. “Minduri vem crescendo muito na área de grãos, principalmente soja. Assim, o Soja Plus é de grande importância para nós. A apresentação foi feita com muita clareza e entendemos que será fechada uma lacuna na melhoria contínua da gestão desse tipo de propriedade, incluindo normas e legislação, adequação das construções, saúde e segurança no trabalho. Só temos a agradecer pela oportunidade. A previsão é começar em abril”, comemorou a presidente do Sindicato.
No encontro, o gerente regional também apresentou os programas especiais oferecidos pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, principalmente o Jovem no Campo.