Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Jovens cruzam fronteiras para aprender sobre tecnologias do agro

TRANSFORMAÇÃO
ESCRITO POR SHEILA MARQUES, DE PATOS DE MINAS
23/04/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR

Eles vieram de longe. Tão longe que, para alguns, a primeira barreira foi o idioma. Hoje, já falam português com fluência e, com um drone, percorrem os céus do Alto Paranaíba durante o curso do Sistema Faemg Senar. São seis jovens panamenhos, entre 20 e 30 anos, que estão em Patos de Minas em busca de conhecimento para transformar o agro em seu país de origem.

Estudantes de um programa custeado pelo governo do Panamá, eles foram selecionados a partir do desempenho escolar no ensino médio e vieram para o Brasil para participar de cursos como agronomia, veterinária, odontologia e agricultura de precisão. Em solo brasileiro, onde o agro se destaca como importante motor da economia, os jovens também fizeram capacitações em parceria com o Sistema Faemg Senar.

Tecnologias do agro

Eles participaram dos cursos de Operação de Drone de Asa Rotativa, um dos mais ofertados pelo Sistema Faemg Senar no Alto Paranaíba. “A ideia é mostrar que o drone vai além do que as pessoas imaginam: tirar fotos e vídeos. Eles aprendem sobre legislação, aplicativos, funções de controle, manutenção e, principalmente, como usar a tecnologia a favor da produção agrícola, com segurança e dentro da lei”, explicou o instrutor José Neto.

Já no curso de Mapeamento e Interpretação Agronômica, aprenderam a planejar e executar o mapeamento com drones, gerar imagens, processá-las e interpretar índices vegetativos que ajudam a diagnosticar e resolver problemas no campo.

Fonte de transformação

Para a estudante Samantha Aldeano, de 25 anos, esta é uma oportunidade enriquecedora. “Quando voltarmos, vamos levar todo esse conhecimento e falar com os produtores como foi essa experiência”. Um salto tecnológico que mostra o quanto a capacitação profissional pode ultrapassar fronteiras e mudar realidades.

O interesse e a dedicação dos panamenhos impressionaram. Segundo José Neto, os estudantes enxergam a tecnologia como uma ponte entre o presente e o futuro do campo em seu país. “Eles querem aplicar o que aprenderam no Panamá, onde a tecnologia ainda é pouco difundida”.

Para o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho, o Sistema Faemg Senar ultrapassa fronteiras e conecta pessoas, tecnologias e saberes. “Isso mostra a força da nossa missão, que é levar conhecimento e oportunidades a quem realmente precisa — esteja onde estiver”, analisou.