Milhares de pessoas prestigiaram a 65ª Exposição Agropecuária e Industrial de Muriaé (Expo Muriaé) realizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Muriaé de 2 a 7 de setembro.
A abertura oficial do evento contou com a presença dos representantes do Sistema Faemg, o superintendente de Relações Institucionais Altino Rodrigues Neto, e o vice-presidente da entidade, Domingos Frederico Netto.
“O presidente fez um trabalho de revitalização do Parque para receber a exposição agropecuária e, pela quantidade e qualidade dos animais presentes, ele conseguiu revigorar a Exposição. Além dos animais, havia muitos implementos agrícolas e uma forte participação do público. Vimos um trabalho de recuperação que teve grande sucesso na sua realização”, destacou Altino Neto.
O presidente do Sindicato, Altomirando Viegas, relatou que este ano a Exposição foi feita em um novo formato, dividida em três ambientes para que os visitantes pudessem aproveitar melhor as atividades ligadas ao agronegócio, estandes, gastronomia e shows musicais.
“A mudança foi muito bem aceita pela população e recebemos em média 15 mil pessoas por dia no evento. Também tivemos ações sociais realizadas em parceria com a Prefeitura de Muriaé e a rede municipal de educação. Conseguimos trazer milhares de alunos para o parque de diversões, gratuitamente, além de assistidos pela Casa Lar e APAE. Ficamos satisfeitos com o resultado positivo da Exposição”, concluiu.
Peixes ornamentais
A Zona da Mata de Minas Gerais é a maior produtora de peixes ornamentais do Brasil. Este ano, a Expo Muriaé abriu espaço para a atividade realizando uma exposição desses animais pela primeira vez no evento. O polo de produção dos animais é formado pelas cidades de Patrocínio do Muriaé, Muriaé, Miradouro, São Francisco do Glória, Barão do Monte Alto e Vieiras.
Além da exposição, o instrutor do SENAR MINAS, Guido Fernandes, ministrou seminários sobre a atividade, nos quais tratou das principais espécies produzidas, melhoramento genético, reprodução, estruturas de produção, manejo, alimentação e padrão para a comercialização.
“A Exposição entrou para a história de Muriaé, com a presença do SENAR MINAS colaborando e divulgando a atividade. A população ficou encantada e acredito que todos os anos teremos essa ação. Outras prefeituras também se interessaram e isso é muito positivo para o desenvolvimento da região”, comentou.
Segundo o presidente do Sindicato, Altomirando Viegas, a ação mobilizou produtores e interessados de Muriaé e da região e deve continuar a fazer parte da programação da Expo Muriaé.