Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Empretec Rural forma empreendedores no Triângulo Mineiro

APERFEIÇOAMENTO
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
10/11/2022 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG
Gerente regional Ricardo Tuller, juntamente com a equipe do Sebrae, na abertura do Empretec Rural em Uberlândia

Nesta semana, 43 produtores rurais, empresários e trabalhadores ligados ao setor do agro estão sendo capacitados no Triângulo Mineiro, no principal programa de formação de empreendedores do mundo. Por meio de parceria entre o Sistema Faemg Senar, o Sebrae Minas e o Sindicato Rural de Uberlândia, o Empretec Rural promove a sua primeira edição na região. O programa tem metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e hoje está presente em mais de 40 países.

A analista do Sebrae na Regional Triângulo, Fabiana Ferreira de Queiroz Romaniello, explicou que o programa é um seminário intensivo, com duração de seis dias, que trabalha a prática do comportamento empreendedor. “Ele desenvolve em cada um dos participantes a oportunidade de identificar em si próprio o comportamento dos empresários de sucesso. Diferente dos cursos tradicionais, o Empretec tem dois facilitadores que conduzem a metodologia e que tem como principal objetivo criar oportunidades para que cada um desses empresários rurais conheçam os seus pontos fortes e fracos, aperfeiçoando este aspecto diante dos negócios”, ressaltou.

Comportamentos empreendedores como risco calculado, exigência de qualidade e eficiência, comprometimento, redes de contato, entre outros, são trabalhados com os participantes. “A intenção é que eles possam se avaliar e se desenvolver em cada uma dessas competências, para levar aos seus negócios e alavancar melhores resultados, obtendo mais oportunidades de desenvolvimento”, completou Romaniello.

Empretec Rural foi promovido por meio de parceria do Sistema Faemg Senar, Sebrae Minas e Sindicato Rural de Uberlândia

Divisor de águas

Presente na abertura do Empretec Rural, o gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, destacou que o programa é um “divisor de águas” na vida dos participantes. “Ao longo das atividades, eles são desafiados a desenvolverem e aprimorarem suas características de comportamento empreendedor, transportando esse aprendizado para o seu negócio rural”, explicou.

O presidente do Sindicato Rural de Uberlândia e 2º vice-presidente de Secretaria do Sistema Faemg Senar, Thiago Silveira, lembrou que os participantes tiveram subsídio de até 87% para integrar o programa. “É um conhecimento que será levado para o resto da vida, com um custo muito acessível. É um privilégio para esses produtores rurais e profissionais autônomos ligados ao agronegócio poderem fazer este curso”, completou Silveira.

Com duração de 60 horas, a programação do Empretec Rural em Uberlândia segue até sábado (12). A edição reuniu pessoas ligadas ao agronegócio de Uberlândia, Uberaba, Araguari e uma participante do estado da Bahia. “Me mudei para Minas Gerais há pouco tempo e vi que o Sindicato Rural iria realizar o curso. O Empretec nos possibilita pensar fora da zona de conforto, mas com técnicas que são aplicáveis e palpáveis para a vida real. Uma experiência de como fazer, fazendo”, afirmou a engenheira agrônoma Marta Glória Marinho, uma das participantes do Empretec Rural.