Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


Com ATeG, Sítio Capão do Mulato investe em qualidade e alcança bons resultados

MEU CAFÉ NO SISTEMA FAEMG SENAR
ESCRITO POR MARIANA GRAPIUNA, DE ARAÇUAÍ
01/09/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

Entre os destaques do projeto “Meu Café no Sistema Faemg Senar”, está a produção do Sítio Capão do Mulato, de Edilaine Maria da Silva Gomes Alves, em Gouveia. À frente da propriedade, Edilaine se dedica à cafeicultura investindo em qualidade e inovação. O empenho resultou em um café especial com características sensoriais de alta qualidade.

O aprimoramento técnico foi fundamental para o crescimento da produção. Edilaine participou do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, que trouxe avanços para o aprimoramento dos processos produtivos e a implementação de boas práticas agrícolas. “Tudo mudou com a ajuda do técnico. Não tínhamos experiência e, para melhorar o cuidado com a lavoura, o técnico foi muito importante", ressalta a produtora rural.

“Edilaine aliou o conhecimento técnico a dedicação, coragem e muito trabalho”, completa Flávio Antônio Alves, técnico de campo ao ATeG Café+Forte.

Reconhecida pelo solo fértil, a região de Gouvêia se destaca como um berço de cafés especiais, com altitude e clima ideiais para a produção de grãos de grande valor agregado.

A partir da experiência adquirida, Edilaine investiu na produção de cafés especiais e melhorou a gestão da propriedade. Com as orientações do ATeG, ela teve subsídio para tomar decisões estratégicas mais eficientes. “Observamos todos os detalhes, onde falhamos e onde precisamos melhorar. Isso fez toda a diferença”.

Atualmente, o Sítio Capão do Mulato conta com 20 mil pés de café plantados, produzindo uma média de 40 sacas de café arábica.