Nesta quarta-feira, 4 de setembro, especialistas, produtores rurais e autoridades vão discutir as últimas novidades em irrigação e gestão de recursos hídricos, durante o 1º Seminário Mineiro de Irrigação, em Paracatu. O evento é uma realização do Sistema Faemg Senar, Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu e Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Mais de 500 participantes estão confirmados.
Segundo o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, a disseminação dessas práticas é fundamental para o futuro da agropecuária mineira, proporcionando ao produtor as ferramentas necessárias para aumentar sua produtividade de maneira sustentável. “Será uma ótima oportunidade para compartilhar informações e conhecimentos sobre este tema tão importante”, destaca.
Contexto estratégico
A escolha de Paracatu como sede do seminário reforça a relevância da cidade, que é um importante polo nacional de irrigação. "Paracatu tem uma longa trajetória agrícola e enfrenta desafios relacionados à disponibilidade de água, o que torna o debate sobre irrigação ainda mais essencial para a região", comenta Pitterfrancis Freisleben, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Paracatu.
A programação inclui uma palestra magna de Lineu Neiva Rodrigues, da Embrapa, sobre as "Contribuições socioeconômicas da agricultura irrigada", e discussões sobre a Lei nº 24.931 de 2024, que dispõe sobre a Política Estadual de Agricultura Irrigada Sustentável.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, reforça a importância desse marco: "Com a nova legislação, os produtores terão ainda mais oportunidades para expandir suas práticas irrigadas de maneira sustentável, consolidando uma nova fase para a agropecuária em Minas".
Confira a programação: