Conheça a FAEMG

A FAEMG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais) defende os interesses dos produtores rurais do estado.

Crédito Rural

Veja informações sobre os financiamentos destinados aos produtores rurais, cooperativas ou associações para fomentar a produção e comercialização de produtos agropecuários.

Informações Jurídicas

Acesse os documentos disponibilizados pela Assessoria Jurídica para auxiliar os produtores rurais.

Contribuição Sindical
Leiloeiros Rurais

Veja todas as informações sobre os leiloeiros rurais do estado de Minas Gerais.

Compartilhe


34ª Expocachaça começa em Belo Horizonte

EVENTO
ESCRITO POR ASCOM
07/08/2025 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG

O Sistema Faemg Senar participou da abertura da 34ª Expocachaça, 3ª Minas Mais Doce e 18ª Brasilbier nesta quinta-feira (7/8), em Belo Horizonte. A solenidade reuniu autoridades, representantes do Governo de Minas e lideranças no Center Minas Expo, onde os eventos seguem até 9 de agosto.

"Mais um evento importante para o agro mineiro e brasileiro. A cachaça se comporta de forma crescente em Minas Gerais, mostrando que a cachaça de alambique vem ganhando espaço. A Comissão Técnica da Cachaça de Alambique tem trabalhado dentro da porteira para melhorar a produção, mas é fundamental que a gente tenha um grande espaço comercial como este", afirmou o presidente Antônio de Salvo.

O assessor especial da diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), e o presidente da Comissão Técnica de Cachaça de Alambique, Roger Sejas, também participaram da abertura do evento.

Conquista

O secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, relembrou a recente sanção da Lei 25.424, que dispõe sobre a inspeção e a fiscalização de produtos de origem vegetal destinados à alimentação humana, considerada fundamental para desburocratizar o processo de produção e comercialização da cachaça e da aguardente de cana, cujas bebidas possuem valor histórico, cultural e gastronômico no estado.

"Temos ainda 87% de informalidade, mas estamos evoluindo neste processo. Minas Gerais é o maior estado produtor de cachaça de alambique do Brasil. Já somos o segundo maior exportador. Mais de 600 alambiques registrados hoje em Minas Gerais. Com esta lei, vamos potencializar isso e trazer mais produtores para a formalidade. Também queria anunciar que estamos lançando o 2º diagnóstico da cachaça em Minas Gerais, muito importante para conhecer esses produtores e saber as dificuldades para trazê-los para a formalidade para a gente quebrar barreiras e conseguir que as políticas públicas sejam efetivas", afirmou.