O Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS participou da “I FERA” – Feira de Empreendedorismo Rural de Araçuaí e Feira Regional da Economia Popular Solidária do município. Com o objetivo de divulgar o trabalho dos produtores rurais, conectar distribuidores e consumidores, abrir novos mercados e potencializar a economia regional, a FERA reforçou a pluralidade da agricultura familiar, que pôde ser vista nas tendas com produtos como queijos, pimentas, doces, geleias, biscoitos, sorvetes, chocolates, cachaças e bordados.
Para o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS em Araçuaí, Luiz Rodolfo Antunes Quaresma, o evento expandiu as possibilidades para os produtores do Vale do Jequitinhonha. “A Feira de Empreendedorismo e a Feira da Economia Popular incentivam o desenvolvimento rural e abrem novos espaços para que o produtor possa apresentar os seus produtos. Além disso, provam, mais uma vez, o potencial da nossa região em diversos segmentos da produção de alimentos e também na arte e cultura”.
"Tivemos vários depoimentos de expositores, patrocinadores, apoiadores e visitantes, que expressaram satisfação com o evento, que foi inédito e gerou resultados positivos para todos”, disse o analista do SEBRAE, Thales Coutinho, representando um dos realizadores da FERA.
Mais negócio
Para o analista técnico regional do Sistema FAEMG, Cleberty Ferreira, a FERA conseguiu aproximar os empreendedores rurais dos compradores e da população do município. “O ambiente criado foi capaz de promover negócio”.
A produtora de doces artesanais e expositora Sirlene Silva Ramalho disse que a FERA foi uma oportunidade para os pequenos negócios. “Foi a chance de apresentar um trabalho que é feito com muita dedicação e fazer novas parcerias”.
O evento foi promovido pelo Sebrae Minas, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Araçuaí (Acia) e Prefeitura de Araçuaí. Teve como apoiadores o Sistema FAEMG/SENAR/INAES/SINDICATOS, CIDSMEJE, Emater e IFNMG.
“A feira é importante para os munícipios circunvizinhos também. Estamos vendo o potencial da nossa região com produtos alimentícios e artigos artesanais. Enfim, são muitos os trabalhos que podem gerar sustentabilidade em nosso território”, disse o prefeito de Itinga e presidente do Cidismeje, João Bosco Versianii.
“A feira nos deu oportunidade de fazer conexões! Reencontrei pessoas que não via há décadas e estão por aqui participando desta uma verdadeira mistura de toda a riqueza do Vale”, elogiou a empresária Silvia Chaves Oliveira.
“Uma iniciativa promissora. Os nossos produtores terão mais uma oportunidade de fazer negócio e parcerias. Acredito que, na próxima edição, o alcance, a visitação de pessoas e a participação de produtores será ainda maior”, contou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Araçuaí, Everaldo Sousa Silva.