Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Saúde Itinerante termina edição 2024 em Ubá e Piraúba

CARRETA DA SAÚDE
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
25/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Programa Saúde Itinerante, promovido pelo Sistema Faemg Senar em parceria com o Hospital de Amor de Barretos, encerrou sua edição de 2024 após percorrer 14 municípios de Minas Gerais, nas cidades de Ubá e Piraúba. A iniciativa levou exames gratuitos e cuidados preventivos à população rural, promovendo saúde e conscientização em locais com menor acesso a serviços médicos especializados.

O encerramento do programa coincidiu com dois meses de grande relevância para a saúde preventiva: o Outubro Rosa, voltado à conscientização sobre o câncer de mama, e o Novembro Azul, que destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. José Joaquim Ângelo, de Ubá, foi buscar resultados de outros exames na secretaria de saúde e, chegando lá, se deparou com a possibilidade de fazer o PSA. " Uma oportunidade surgiu e eu falei assim, ‘eu vou aproveitar’”, declarou.

Exame PSA é realizado com coleta de sangue

A Maria Eterna da Silva afirma que agora vai poder dormir mais tranquila. “Há séculos não fazia uma mamografia, nem me lembro da última vez que fiz”, contou. Já a Maria Aparecida disse que desde 2006 vem acompanhado a evolução de pequenos nódulos em sua mama e fazia exames a cada seis meses, mas nos últimos três anos se descuidou. “Para não ficar com a preocupação, vim fazer os exames e ficar mais tranquila”, afirmou.

A mamografia foi um dos exames mais procurados 

Em cada cidade, a carreta da saúde permaneceu por dois dias, oferecendo diariamente 50 exames de PSA (para rastreamento do câncer de próstata), 50 mamografias, 50 preventivos (Papanicolau) e 100 exames para detectar câncer de pele. Parcerias com as secretarias de saúde locais também possibilitaram que fossem oferecidas atividades complementares que enriqueceram os atendimentos.

Atenção integral em Ubá

Além dos exames, em Ubá os participantes receberam massagens e orientações com fisioterapeutas e nutricionistas. Já em Piraúba, o programa ampliou os serviços com exames de vista e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite, além dos serviços de imagens.  “Hoje eu vim fazer mamografia, um preventivo e o teste de mapeamento na pele, pois a agente de saúde me avisou do programa. Mas, chegando aqui, tinha mais esse monte de serviços que eu nem fazia ideia”, contou Rosane Moyzes, que vive na zona rural.

Impacto e conscientização

Ao longo do ano, o programa cumpriu um papel essencial de conscientização, especialmente durante as campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul. “A gente vê muitos casos acontecendo, é bom prevenir. Tenho pessoas na família que sofreram com o câncer e não quero passar por isso”, afirmou Maria de Lourdes Ribeiro, de Ubá.

O impacto do programa foi destacado por representantes do Sistema Faemg. “É um programa muito importante, que leva para a população que tem menos acesso à serviços de saúde um atendimento especial”, declarou o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão.

Nos últimos dois meses, a carreta da saúde passou por 14 cidades mineiras em todas as regiões do estado.