O Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG pode ganhar um aprimoramento em sua base de técnicos com o apoio do Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira (PDPL), bem-sucedida iniciativa da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O assunto foi tema de reunião entre gestores do SENAR MINAS e do programa na última semana.
O superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif, e o gerente regional do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em Viçosa, Marcos Reis, conversaram com o coordenador do programa, Adriano Provezzano, e os técnicos Renato Shiniashik, André Navarro e Thiago Camacho. O PDPL foi criado pela UFV em 1988 e desde então forma estudantes de ciências agrárias e presta serviços a propriedades leiteiras da região.
De acordo com Reis, o objetivo principal do encontro foi traçar estratégias para criar um estágio supervisionado para estudantes egressos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. “Esses profissionais recém-formados acompanhariam um técnico de campo do Programa ATeG para se prepararem para assumir grupos de produtores no estado”, explicou.
“A tecnologia desenvolvida pelo PDPL tem uma relação custo/benefício positiva e de grande importância na Zona da Mata de Minas Gerais, com apelo técnico e ambiental. Esperamos que essa nova parceria seja profícua e duradoura, gerando frutos na capacitação de novos profissionais da pecuária leiteira”, comentou o técnico Thiago Camacho.
Vitrine para futuros técnicos do ATeG
Marcos Reis acrescenta que uma das ações dessa parceria inclui a abertura de um grupo do ATeG Leite na região de Viçosa para ser atendido por um técnico formado pelo PDPL. “O trabalho nesse grupo seria uma vitrine para os futuros egressos. Isso possibilitaria ao Sistema FAEMG incorporar mais técnicos ao programa”, conta.
“Estamos alinhando com a Gerência de Assistência Técnica e Gerencial os próximos passos, definindo o formato e as regras para envolvermos os departamentos da UFV, estudantes das três áreas foco do PDPL, e o acompanhamento dos trabalhos pelo Escritório Regional de Viçosa”, conclui o gerente regional de Viçosa.
Mais ações em conjunto
Outros frutos ainda podem surgir da reunião em Viçosa: “também discutimos outras ações em parceria, como participação na Vitrine do Milho [evento voltado para a silagem de milho], dias de campo e um treinamento direcionado para sustentabilidade e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta [ILPF] nas propriedades de gado de corte e de leite”, detalhou Marcos Reis.