Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Conheça os premiados do 1º Encontro da Bovinocultura de Corte

ATEG BOVINOCULTURA DE CORTE
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
05/05/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, INAES, FAEMG

Evento reuniu 350 produtores e profissionais da área durante a Expozebu

Encontro premiou 10 produtores assistidos no ATeG

O 1º Encontro Técnico e a 1ª Premiação do ATeG Bovinocultura de Corte do Sistema Faemg Senar reuniram 350 produtores e profissionais da área, na manhã dessa quinta-feira (4/5). O evento foi realizado durante a ExpoZebu, em Uberaba, e recebeu caravanas das regiões Norte, Leste, Central e Triângulo Mineiro.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, ressaltou a importância de realizar o evento dentro da programação da ExpoZebu. “Além de interagirem com a feira, eles participaram desta premiação que valorizou os produtores assistidos pelo ATeG e, também, os nossos técnicos de campo e supervisores”, afirmou.

Trabalho de supervisores e técnicos de campo também são valorizados

Presente na abertura, o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid, destacou que o encontro é uma oportunidade de reforçar a mensagem de contribuição com o rebanho bovino brasileiro. “Reconhecemos a eficiência do Programa ATeG e todo o trabalho desenvolvido pelo Sistema Faemg Senar na assistência, capacitação e acompanhamento técnico no campo”, comentou.

A programação do 1º Encontro Técnico contou com duas palestras sobre “Mercado da Carne Bovina” e “Pró-Genética”, além da apresentação de um diagnóstico da pecuária de corte, com resultados produtivos e econômicos de 2022. “As palestras foram extremamente esclarecedoras. O produtor rural precisa saber as regras que o mercado impõe na hora de vender um animal para o frigorífico, por exemplo, como as dentições, acabamento de carcaça, entre outras. Eles saíram daqui com um grande aprendizado”, disse o vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes.

Ebinho destacou o aprendizado do ATeG aos produtores

O evento também contou com a presença do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba e vice-presidente da CNA, Mário Borba, entre outras autoridades e lideranças do setor agropecuário.

Premiação ATeG Bovinocultura de Corte

A 1ª Premiação do ATeG Bovinocultura de Corte do Sistema Faemg Senar consagrou 10 produtores, nas categorias de Cria, Recria e Engorda, Ciclo Completo e Sucessão Familiar. A escolha ocorreu entre os produtores que realizaram o ciclo de 12 visitas no ano passado. Também foram contemplados com o prêmio, três técnicos de campo e um supervisor que se destacaram no Programa ATeG.

“É um reconhecimento àqueles que vêm se esforçando conosco para melhorar os seus indicadores e, mais do que isso, realizar uma mudança real na fazenda, que reflete na sua família e no desenvolvimento do seu município. É uma estratégia do ATeG que já trabalhamos em outras cadeias e temos a grata satisfação de fazer agora para a pecuária de corte”, disse o gerente Executivo Técnico, Bruno Rocha de Melo.

Luiz Homem de Faria Júnior, de Vargem Alegre, foi premiado na categoria Sucessão Familiar e comemorou o resultado ao lado do filho. “Meu sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus e, também, ao Sistema Faemg Senar por nos proporcionar este aprendizado. O ATeG tem nos ajudado muito a manter a lucratividade no campo, gerando emprego e renda, e fazendo a sucessão familiar”, afirmou.

O primeiro lugar entre os técnicos de campo ficou para Zaqueu Gonçalves Carvalho que enalteceu a emoção de ser reconhecido pelo seu esforço. “Vou continuar trabalhando sempre para buscar o melhor para o produtor”, completou.

Confira a lista completa dos premiados no ATeG Bovinocultura de Corte:

Categoria Ciclo Completo

Vencedores da categoria Ciclo Completo 


Marco Antônio de Paula Rezende – 1º lugar
Cleiton Mendes Almeida – 2º lugar
Guilherme Heitor Caram – 3º lugar

Categoria Cria

Vencedores da categoria Cria


Ricardo Bisinotto Catanant – 1º lugar
José Aroldo de Almeida – 2º lugar
Rogério Fonseca Rocha – 3º lugar

Categoria Recria e Engorda

Vencedores da categoria Recria e Engorda


Alaor Alves Ferreira – 1º lugar
Craides Teodoro Andrade – 2º lugar
Neide Helena Carvalho de Oliveira – 3º lugar

Categoria Sucessão Familiar

Vencedor da categoria Sucessão Familiar


Luiz Homem de Faria Júnior

Categoria Técnicos de Campo

Vencedores da categoria Técnicos de Campo e Supervisor


Zaqueu Gonçalves Carvalho – 1º lugar
Leila das Dores Fernandes – 2º lugar
Teófilo Marçal Ribeiro Cardoso – 3º lugar

Categoria Supervisor

Raul Ribeiro da Silveira