Após uma parada de dois anos, devido à pandemia da covid-19, a Feira do Agronegócio e da Agricultura Familiar do Vale do São Francisco (FEVASF) vai receber novamente o público no Norte de Minas. A 13ª edição do evento será promovida entre 31 de março e 3 de abril, no parque de leilões do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco. A abertura oficial da feira, às 9h de 31 de março, contará com a presença do presidente do Sistema FAEMG, Antônio Pitangui de Salvo, e do superintendente do SENAR MINAS, Christiano Nascif.
A expectativa é de que 6.000 pessoas visitem o evento. Organizada pelo Sindicato dos Produtores Rurais, a programação conta, novamente, com o apoio do Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos, que, além de estande próprio e palestras especiais, levará ao evento o 1º Sistema FAEMG Itinerante para atender e tirar dúvidas de produtores rurais, contadores, advogados e sindicatos da região sobre os seguintes temas:
- E-Social
- Dívidas e crédito rural
- Relações Trabalhistas
- Aposentadoria Rural
- Questões Ambientais
- Imposto de Renda
- ITR
- Cursos de Formação Profissional Rural e Promoção Social
- Assistência Técnica e Gerencial - ATeG
- Programas especiais - Sucessão no Campo, Gestão da Qualidade em Campo, Negócio Certo Rural
- Faculdade CNA
FEVASF: Sistema FAEMG participa com palestras, atendimentos e estande (Foto: Sistema FAEMGArquivo)
“A FEVASF é voltada para os anseios do produtor rural da região. Sempre muito bem prestigiada, teremos novamente o nosso estande para receber pequenos, médios e grandes produtores. Sabemos da importância do agronegócio para a região e, por isso, não poderíamos ficar de fora da programação”, comentou o gerente regional Dirceu Martins.
Os participantes também terão acesso a diversos serviços e a palestras com temas voltados para a cadeia da bovinocultura de leite e corte, energia fotovoltaica, manejo do capiaçu e conservação do solo. A programação da FEVASF ainda inclui estandes de empresas e entidades parceiras, shows, leilão de animais, Feira da Agricultura Familiar e feira de animais.
“O propósito é levar mais informações aos produtores e apresentar novas tecnologias por meio dos parceiros, como o Sistema FAEMG. Nossa expectativa é muito boa. Este será um dos primeiros eventos na região nessa retomada e liberação do público. Tudo que o produtor precisar, ele vai encontrar ao longo da feira”, destacou o presidente do sindicato, José Botelho Neto.
Encontros de destaque
A FEVASF também foi escolhida para a promoção de outras duas ações importantes. A primeira delas é o 1º Encontro de Técnicos do Programa ATeG da Regional Montes Claros. Especialistas do Sistema FAEMG, de várias cadeias produtivas, vão expor resultados alcançados no Norte de Minas e debater alternativas para aprimorar ainda mais a assistência aos produtores. Serão três dias de encontro, com participação de supervisores regionais e do gerente de Assistência Técnica e Gerencial, Bruno Rocha.
O outro evento de destaque é a reunião da Associação dos Produtores Rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha (Aspronorte), que contará com a participação da diretoria do Sistema FAEMG, que tem base a interiorização.
Programação
31 de março
. 8h às 17h – 1º Encontro de Técnicos e Supervisores do ATeG – Regional Montes Claros
. 9h – Abertura Oficial da FEVASF
. 14h30 - Reunião da ASPRONORTE - Presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha
. 16h - Palestra “Como obter maior rentabilidade na atividade leiteira”
Palestrante: Walter Miguel Ribeiro, Engenheiro Agrônomo, Consultor Master do ATeG Balde Cheio – Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos
. 17h - Palestra “Técnicas de manejo do capiaçu”
Palestrante: Ronaldo Carvalho Macedo – Médico Veterinário – Diretor Cia do Leite
. 20h - Shows regionais
1º de abril
. 8h às 13h - Encontro de Técnicos e Supervisores do ATeG – Escritório Regional de Montes Claros
. 10h - Palestra “Conservação do solo, combate de formiga e gramíneas adequadas para região”
. 11h - Palestra Energia fotovoltaica (solar)
Palestrante: Tarcísio Alves Almeida Júnior – Engenheiro Eletricista
. 14h - Palestra “Como obter maior rentabilidade na atividade bovinocultura de corte”
Palestrante: Bruno Fagundes Cunha Lage – Supervisor Técnico do Programa ATeG – Sistema FAEMG/SENAR/INAES/Sindicatos
. 20h - Shows Regionais
*Das 8h às 16h - recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos.
2 de abril
. 8h – Sistema FAEMG Itinerante
3 de abril
. 15h - Leilão carga fechada
Além disso, todos os dias os estandes de empresas e entidades parcerias ficarão abertos para visitação, e a FEVASF contará ainda com feira de animais e a feira da agricultura familiar. A programação dos estandes e das feiras acontece sempre das 8h às 18h.