Eventos e feiras agropecuárias se tornam oportunidade de melhoria de renda para produtores
Além de realizar cursos, oficinas e capacitações que transformam a vida das pessoas, o Sistema Faemg Senar também auxilia produtores rurais na venda e divulgação de seus produtos. O fomento ocorre em treinamentos em que são aplicadas ferramentas de marketing, seja proporcionando locais onde podem ser realizadas degustações, vendas e a promoção de produtos do campo.
Nas festas e exposições agropecuárias em diversas cidades do estado, estandes do Sistema Faemg Senar são montados em parceria com os sindicatos rurais locais, onde produtores expõem seus produtos, divulgam suas marcas e vendem. Em Além Paraíba, na Zona da Mata, a exposição agropecuária conta com esse espaço, cheio de sabores e boas histórias.
“Esse ponto de vendas nos ajuda a cumprir nosso objetivo, que é transformar a vida das pessoas. Nos esforçamos para tornar o Sistema Faemg Senar uma ferramenta de transformação de vidas e de geração de renda para a população rural, trazendo benefícios para essas pessoas”, afirmou Emerson Simão, gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora.
Um dos expositores é o Ricardo Marendino, que até 2020 era DJ, mas com a interrupção dos eventos durante a pandemia precisou se reinventar. Ele passou a fazer diversos cursos com o Senar e aprendeu a fazer conservas e defumados, produtor que se tornaram sua fonte de renda.
“Eu comecei com um petisco de broto de bambu, tomate confitado e queijo mussarela, cheguei a vender mais de 80 desses por semana. O lombo defumado que eu faço é praticamente fazer e vender, nem consigo ter estoque”, disse Ricardo. “Eu tenho muito a agradecer ao Sindicato Rural e ao Sistema Faemg Senar, pois me deram uma nova perspectiva de vida. Eu aprendi uma nova profissão”, completou.
Carlos Augusto Rocha é advogado, mas também diversificou sua renda com produtos que aprendeu a fazer em cursos do Senar. Ele e o irmão fizeram cursos de charcutaria e defumados, e decidiram empreender no ramo. Hoje, eles têm um empório que vende carnes nobres e seus produtos defumados, como a picanha suína que fez o maior sucesso no estande na Expo Além Paraíba. “Nós também fazemos costela bovina ao bafo com queijo, e uma costelinha suína com molho barbecue que são muito pedidas. Vão embaladas a vácuo e a pessoa só precisa colocar na água quente e saborear”, contou Carlos.
Docência aliada à produção
Júnior Amaral é a prova de que conhecimento não ocupa espaço. Ele dá aulas de ciências, biologia e química para o ensino médio e fundamental, além de ser professor universitário na área de saúde. Com o Senar ele já fez mais de 16 cursos, entre produção de alimentos, recuperação de nascentes e manejo de animais.
“Eu tenho uma parede só para os certificados que recebo dos cursos que faço”, diz orgulhoso. Amaral vende geleias, conservas e carne na lata, uma iguaria bem mineira que faz muito sucesso em terras fluminenses. “Meu mercado é praticamente todo no Rio, Teresópolis, Três Rios. São produtos com muita aceitação e eu estou aproveitando o estande para divulgar mais aqui na minha cidade”.
Promoção social
Para o presidente do Sindicato Rural de Além Paraíba, Aderly José Vieira, o espaço do estande é também uma oportunidade de promover o nome da instituição e fazer a diferença na vida dos produtores. “O Sistema Faemg Senar na nossa região foi a ‘salvação da pátria’. Estamos sempre juntos, fazendo cursos com o produtor rural da nossa região, o que ajuda demais na profissionalização da mão de obra”.
Neste fim de semana, o Sistema Faemg Senar está com estandes na Exposição de Além Paraíba e no torneio leiteiro da Vila Almeida, na zona rural de Juiz de Fora.