O mês de junho é marcado pela celebração dos 30 anos do Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós, entidade cooperada ao Sistema Faemg Senar no Vale do Aço, no município de Timóteo. Para comemorar, uma cerimônia foi promovida pela Fundação Aperam Acesita e pela Aperam South America. Na ocasião, o Sistema Faemg Senar foi homenageado com uma placa recebida pelo gerente regional, Luiz Ronílson Paiva.
“Para nós, receber essa homenagem é motivo de muita alegria. É também uma maneira de celebrar essa parceria que proporciona a educação ambiental e rural, a capacitação e qualificação dos produtores rurais aqui da região. Aproveito para parabenizar todos os envolvidos nesse trabalho brilhante desenvolvido há 30 anos pelo Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós”, festejou Luiz Ronílson Paiva.
Criado em 1993, dentro dos programas ambientais da antiga Acesita, o Centro de Educação Ambiental da Aperam - Oikós realiza a Educação Ambiental por meio de projetos socioambientais, contribuindo na formação da consciência ecológica de alunos, professores e toda a comunidade. O Oikós está localizado na região central do município, em uma área preservada de 989 hectares, ao lado do Parque Estadual do Rio Doce (PERD).
“Em nome da nossa cidade, agradeço a Aperam e a Fundação Aperam por manter esse espaço e realizar esse trabalho tão bonito ao longo dos últimos 30 anos. O Oikós marcou a minha infância de tal forma que a memória da minha primeira visita, em 1997, ainda está viva. Tenho certeza de que esse é o sentimento de todos que passaram pelo Oikós. Desejo que se perpetue para sempre”, contou o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys.
O presidente da Fundação Aperam Acesita Venilson Vitorino, ressaltou a importância das experiências que o Oikós proporciona. “O legado deixado pelo Rui Heinisch ainda fundamenta o nosso trabalho. Quando ninguém ainda falava em sustentabilidade, ele idealizou um espaço de educação ambiental. Com muito orgulho desenvolvemos programas com a missão de continuar mudando a vida de quem passa pelo Centro. Quando vemos o brilho no olhar de uma criança saindo do Centro de Educação Ambiental, entendemos que a nossa missão está sendo cumprida com louvor”, declarou Venilson.