Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Sindicato conquista sede própria

SINDICATOS
ESCRITO POR DENISE BUENO, DE PASSOS
03/02/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Janeiro de 2023 foi um marco para o Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Carmo do Cajuru. No dia 26, diretoria e autoridades locais oficializaram a permuta de imóveis. A sede, onde já funcionava o sindicato, agora pertence oficialmente aos produtores rurais do município.

“Construímos com nossos recursos esse prédio há mais de 30 anos. No entanto, era em um terreno da prefeitura. Nesse período, reformamos o imóvel para atender a nossa atual demanda. Em 2017, quando venceu a cessão de imóvel, conversamos com o prefeito para resolver a questão. Agora, está tudo legalizado e é um ganho para todos nós produtores rurais”, disse o presidente, José Eustáquio Vilaça de Oliveira, o Taquinho. A ação teve o apoio do prefeito Edson Vilela e da Câmara de Vereadores.

Ter uma sede própria era um sonho da diretoria, que começou a ser trabalhado em 2017, quando o contrato de cessão de imóvel por 30 anos foi concluído.

Naquele período, o presidente e o prefeito compreenderam que uma permuta entre imóveis legalizaria a situação. “Naquele ano de 2017, o sindicato não tinha condições de adquirir um imóvel, mas com a mudança da sua estrutura com mais associados e mais prestação de serviços, o sonho se tornou realidade”, disse Taquinho.

Toda a diretoria e sindicalizados trabalharam para concretizar o projeto da sede própria, que foi realizado com a aquisição de terreno no Bairro Vitória, em local de importância para o município, o que proporcionou a permuta. 

Atualmente, o Sindicato tem 428 associados. A parceria com o Sistema Faemg Senar proporciona a oferta de uma série de serviços aos associados e a capacitação do produtor e trabalhador rural. 

Entre os serviços ofertados estão: Inscrição de produtor rural, alteração e baixa do cartão do produtor rural, emissão de notas fiscais, emissão de GTA, Declaração de ITR, emissão de Certificado Digital, emissão da CAF (Pronaf), agendamento e acompanhamento de benefício do INSS, emissão de certidões negativas, elaboração de contratos, cadastro no CAEPF, assistência jurídica, abertura e declaração do MEI, declaração de vacinação de aftosa e brucelose.

O Sindicato também dispõe aos seus associados, por meio de parcerias estratégicas, planos de saúde Unimed e Prontomed.