Líderes do setor rural mineiro se reuniram em Barbacena, nesta quarta-feira (6/11), em um encontro histórico. A Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Representantes da Faemg, realizada no Hotel Grogotó, teve a presença maciça de presidentes de Sindicatos Rurais de todo o estado, demonstrando a força e a união do setor.
A programação, além da assembleia, conta com palestras sobre temas de grande relevância para o agronegócio como arrecadação, infraestrutura, meio ambiente e tecnologia. O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio Pitangui de Salvo, destacou a importância da presença dos representantes. “Essa união demonstra o nosso compromisso em fazer a diferença para os próximos anos. Vamos continuar modernizando o Sistema Faemg Senar para atender cada vez melhor nossos produtores”, disse.
"A jornada de alguns produtores, que percorreram mais de 900 km para participar do evento, demonstra o comprometimento e a paixão pela causa. "Obrigado a todos os produtores rurais que se deslocaram. Vamos continuar fortes, unidos, mostrando que essa classe é um exemplo para Minas e para o Brasil", agradeceu Antônio de Salvo.
O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, destacou a importância do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes) para a inovação e o desenvolvimento sustentável do setor rural mineiro. “O Inaes tem sido fundamental para a implementação de projetos que transformam a realidade do campo, como aqueles voltados para a cultura do cacau no Norte de Minas. Por meio do Inaes, estamos levando tecnologia e conhecimento para os nossos produtores, impulsionando a produção de um chocolate fino de alta qualidade e gerando novas oportunidades de renda para a região”, contou.
Laguardia também ressaltou a relevância do programa Genética em Campo que otimiza a produção e a genética dos rebanhos. “Com o Genética em Campo, os produtores têm acesso a informações genéticas de alta precisão, o que permite a seleção de animais com maior potencial produtivo e a melhoria da genética dos rebanhos. É um programa que demonstra o compromisso da Faemg com a inovação e a sustentabilidade utilizando a tecnologia a favor do produtor rural”, disse.
Em um ano marcado por desafios e oportunidades, o vice-presidente Secretário do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, aproveitou a grande presença de produtores rurais durante a assembleia para apresentar dados de como o Sistema intensificou suas ações em prol do produtor rural mineiro. “Por meio de iniciativas como o ‘Minas Grita pelo Leite’ conseguimos mobilizar o setor e defender os interesses dos produtores leiteiros, buscando soluções para os desafios enfrentados pela cadeia produtiva. Com o programa ‘Faemg Senar em Campo’ ficamos mais perto de milhares de produtores rurais. Além disso, o projeto 'Agro em Ação' fortaleceu o diálogo entre o setor produtivo e as esferas políticas, contribuindo para a construção de políticas públicas mais adequadas às necessidades do campo”, afirmou Ebinho.
Poder público esteve presente
A participação de representantes do governo estadual também garantiu o sucesso do evento. A Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou as ações que a pasta vem realizando para promover a sustentabilidade no setor agropecuário mineiro. “O Governo de Minas Gerais tem investido em diversas iniciativas que conciliam a produção agrícola com a preservação do meio ambiente. Estamos apoiando os produtores rurais na adoção de práticas sustentáveis, como a recuperação de áreas degradadas e o uso eficiente da água ”, afirmou.
O Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, discutiu as políticas públicas voltadas para o setor rural e aproveitou mais uma oportunidade para estreitar o diálogo com os produtores. Ele também respondeu a várias perguntas dos presentes.
Vozes dos Produtores
Os produtores rurais presentes na assembleia destacaram a importância do evento para o fortalecimento do setor. Ciro Souza, presidente do Sindicato de Produtores Rurais da Jaíba e de Matias Cardoso, enfatizou a importância da união entre os sindicatos e a Federação. "Essa reunião não é só para apresentar resultados, mas também para fazer um networking com os demais sindicatos e trocar experiências", disse.
Constantino Dias Neto, presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Abaeté, ressaltou a importância do evento para o aprendizado e a troca de informações. "Além da prestação de contas, a gente também tem a oportunidade de levar novos conhecimentos para a base", afirmou.
Gleyson Borges, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Betim, destacou a importância do evento para o fortalecimento e troca de informações sobre aspectos que vai levar para sua atividade como criador da raça Jersei em Minas Gerais. "É uma grande oportunidade de trocar experiências com outros produtores rurais e aprender", disse.
A última Assembleia Geral Ordinária da Faemg encerrou-se com o tradicional pinga-fogo, no qual perguntas dos presidentes de sindicatos de produtores rurais foram respondidas pelo presidente Antônio de Salvo, pela secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, pelo secretário de Agricultura Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, pelo diretor do DER, Rodrigo Tavares e Cicéli Martins, executiva do Cemig Agro