Compartilhe


Orientações sobre o mercado da carne e do leite

PALESTRA
ESCRITO POR JULIANA FIDELIS, DE UBERABA
21/09/2023 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Mais de 130 produtores rurais da região do Pontal do Triângulo Mineiro participaram de um ciclo de palestras sobre o atual cenário do mercado da carne e do leite no Brasil. A queda da cotação do leite, impactada pelo aumento considerável das importações neste ano, foi um dos temas debatidos com o público. O evento foi promovido em Ituiutaba pelo Sistema Faemg Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais, na terça-feira (19/09), no Parque de Exposições JK.

A palestra “Mercado do leite no Brasil, importação e suas consequências e Conseleite – MG” foi ministrada pelo presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jonadan Ma. Ele detalhou as expectativas para o mercado de leite, diante do aumento das importações, que chegaram ao patamar de quase 11% neste ano.

 

Presidente da Comissão Técnica da Pecuária de Leite do Sistema Faemg Senar, Jonadan Ma, falou sobre o mercado do leite

De acordo com ele, isso está impactando na queda consecutiva da cotação do leite. “Estamos chegando na primavera, que é época de safra, já com este movimento de queda. Essa retração de preços do leite é causada pela importação desenfreada do leite argentino e uruguaio”, explicou Jonadan Ma. Ele ressaltou que uma consequência disso é a diminuição da produção, sendo que, de abril a junho, o volume produzido de leite reduziu 3,1% em Minas Gerais. “A importação não vai acabar. Sempre existiu em um nível de 3% a 5%, mas não neste patamar que nós atingimos”, completou.

O presidente da Comissão também comentou algumas ações desenvolvidas para minimizar as dificuldades desta cadeia produtiva. Por exemplo, na última sexta-feira (15/09), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) solicitou ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), medidas emergenciais para amparar a produção nacional de leite e carne bovina. O conjunto de ações inclui iniciativas como a criação de linhas emergenciais de crédito rural e a prorrogação de operações de custeio e investimento para pecuaristas prejudicados pela baixa dos preços.

 

O coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial da Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar, Rafael Rocha, conversou com os produtores sobre o mercado da carne

Na palestra “Pecuária de Corte: o Mercado da Carne”, o coordenador do Programa de Assistência Técnica e Gerencial da Pecuária de Corte do Sistema Faemg Senar, Rafael Rocha, detalhou o atual cenário, diante da queda do valor da arroba do boi gordo. “O momento está crítico. Em função do ciclo pecuário, nós já tivemos no primeiro semestre um abate de 9% a mais de animais, em comparação ao primeiro semestre de 2022. Em relação às fêmeas, o abate é em torno de 21% a mais no período e isso influencia diretamente na arroba do boi gordo. Quando temos muito abate de fêmeas, existe um impacto negativo no valor de toda cadeia”, explicou.

De acordo com Rafael, ao mesmo tempo, a exportação foi praticamente a mesma na comparação dos dois períodos, o que mostra que esta carne a mais está no mercado interno. “Dados do IBGE mostram que nos últimos 12 meses houve uma queda de 9,8% no valor da carne ao consumidor. Enquanto isso, para o produtor rural a queda foi de 32%, de acordo com o índice Cepea, ou seja, ele foi o mais impactado na cadeia”, completou. O especialista também deu dicas de como o produtor deve proceder neste momento, avaliando as melhores estratégias, cuidando da gestão do negócio e do equilíbrio dos custos de produção, entre outras ações.

 

Presidente do Sindicato, Juarez Muniz, e o gerente regional Ricardo Tuller, no ciclo de palestras em Ituiutaba

Avaliação positiva

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, Juarez Muniz, avaliou que o ciclo de palestras foi um sucesso. “Os participantes adoraram as duas palestras, trouxeram informações muito claras sobre o atual momento. Agradecemos ao Sistema Faemg Senar que sempre traz conhecimento aos produtores rurais para auxiliar nas dificuldades que encontramos no dia a dia”, completou.

O produtor de leite de Ituiutaba, Gilberto Nunes dos Santos, também aprovou a iniciativa. “Foi excelente. Conversei com várias pessoas e todos gostaram. O Jonadan conhece muito sobre o mercado do leite e usou palavras que todos entendem. Foi muito esclarecedor, todos os tópicos muito bem explicados”, afirmou.

 

Presidente do Sindicato, Juarez Muniz, o assessor parlamentar Luiz Gentil, o presidente da Comissão da Pecuária de Leite, Jonadan Ma, o assessor parlamentar Gastão Vilela França Filho e o gerente regional Ricardo Tuller

O gerente regional do Sistema Faemg Senar, Ricardo Tuller, explicou que o ciclo de palestras vai ao encontro da necessidade do produtor rural por mais informação. “Levamos esses temas para a última reunião do Núcleo dos Sindicatos do Triângulo Mineiro e, a partir daí, as entidades estão solicitando a realização de eventos em diferentes regiões, como foi o caso de Ituiutaba. Nosso objetivo é levar conhecimento ao produtor rural, para que ele compreenda o mercado e esteja preparado para enfrentar os períodos mais críticos”, finalizou.