Compartilhe


Inauguração da Vitrine de Tecnologias desmistifica a cadeia leiteira

PECUÁRIA DE LEITE
ESCRITO POR FLAVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
31/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

Sistema Faemg Senar participou do evento realizado pela Embrapa e #BEBAMAISLEITE
 

A Embrapa Gado de Leite em Juiz de Fora foi o cenário para a inauguração da Vitrine de Tecnologias do Leite, evento que contou com a presença do Sistema Faemg Senar nesta quarta-feira (29/5). A cerimônia apresentou uma exposição interativa e lúdica sobre o processo de produção do leite e também incluiu um talk show sobre os mitos e verdades do produto.

A assinatura de um termo de parceria entre a Embrapa e o movimento #BEBAMAISLEITE foi um dos destaques, momento em que foi reforçado o compromisso das instituições em propagar informações corretas sobre o setor leiteiro. Elizabeth Nogueira, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, enfatizou a importância de conversar com a população, destacando que a vitrine é aberta a todos, embora tenha as crianças como principal público-alvo. “Temos que conversar com diversos públicos, que vão aproveitar um espaço com informação de qualidade e desmistificar algumas ideias a respeito do leite”, afirmou.

O vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, Renato Laguardia, prestigiou a ocasião, que faz parte das comemorações do Dia Mundial do Leite, celebrado neste sábado, 1º de junho. Ele viu com entusiasmo a inauguração da vitrine e já imagina possíveis parcerias com as instituições “É um espaço que tem muito a ver com projetos que temos desenvolvido recentemente, como o Agro na Escola”, disse ele, em referência ao programa pioneiro iniciado pelo Sistema Faemg Senar em Senhora dos Remédios neste mês. 

Ana  Paula Menegatti  e Elizabeth Nogueira, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite,  assinam  termo de parceria .

É uma ideia parecida com a da co-idealizadora do #BEBAMAISLEITE, Ana Paula Menegatti, que compartilhou a inspiração por trás do movimento, criado há cerca de nove anos, para buscar conhecimento correto sobre a cadeia leiteira. “Trazemos muita informação para as crianças sobre o leite, desde a criação da vaca até ele chegar na caixinha”, explicou Ana Paula. Ela destacou a importância de informar corretamente os consumidores sobre os laticínios, enfatizando que as decisões de consumo devem ser baseadas em dados, não em opiniões. “Nutrição é uma ciência, não um ponto de vista. Nós não ‘achamos’ nada, tudo que falamos é baseado em estudos científicos”, completou.

A ideia de levar conhecimento sobre a agricultura e pecuária para crianças e adolescentes também já chegou à Assembleia Legislativa. O vice-presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária de Minas Gerais, deputado Coronel Henrique, também esteve na inauguração e disse que tramita na assembleia o PL 3009/21, que trata da inclusão de conteúdo sobre a agropecuária no currículo escolar. “Essa vitrine é um exemplo na propagação de informações, valorizando o trabalho de nossos antepassados e possibilitando o futuro da pecuária com novas gerações retornando o interesse pelo campo”, avaliou ele.

Todo o evento foi transmitido ao vivo, via internet, pelas redes sociais da Embrapa e do #BEBAMAISLEITE. Influenciadores digitais, como o nutrólogo, professor e pesquisador PhD. Carlos Nogueira e a cantora Thaeme Mariôto, que apresentaram o Talk Show, também transmitiram o conteúdo.

Após a inauguração, a Vitrine de Tecnologias do Leite será aberta para visitação do público. Para agendar, é necessário enviar um e-mail com a solicitação para cnpgl.atende@embrapa.br.
 

}