O Sistema FAEMG foi parceiro do Sindicato dos Produtores Rurais de Ituiutaba, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e do Centro de Zoonoses do município na promoção de um ciclo de palestras sobre o controle de morcegos hematófagos. A ação capacitou cerca de 70 profissionais, inclusive os agentes que atuam no controle de zoonoses na zona urbana e nas propriedades rurais.
Os morcegos hematófagos se alimentam de sangue de animais domésticos, selvagens, equinos, suínos, bovinos e do homem, sendo transmissores do vírus da raiva. Entre as orientações repassadas nas palestras estão as formas de controle direto e indireto da doença, características dos morcegos e informações sobre a captura e manejo desses animais, que requer autorização dos órgãos competentes e acompanhamento de profissionais, com uso de equipamentos de proteção.
“A raiva causa grandes prejuízos aos produtores uma vez que não existe cura. Tivemos a iniciativa de promover este evento para treinar os profissionais para lidar com as diversas situações que envolvem a doença”, afirmou o presidente do Sindicato, Juarez Muniz. A mobilizadora Iris Aparecida Borges Nunes Miranda destacou que a transmissão do vírus da raiva traz prejuízos ao agronegócio, com a perda na qualidade do rebanho leiteiro e na produção de leite e de carne, por exemplo. “Vale ressaltar que o controle desse animal necessita de licença dos órgãos ambientais competentes e deve se dar, exclusivamente, no morcego hematófago”, completou.
As palestras foram ministradas pelos técnicos do IMA, Joelson Junior e Nivaldo Fortunado, e pela coordenadora do Centro de Zoonoses de Ituiutaba, Laryssa Alves Macedo. O gerente regional do Sistema FAEMG em Uberaba, Caio Oliveira, elogiou a iniciativa do Sindicato em promover um ciclo de palestras sobre um tema que impacta a propriedade rural. “A raiva é uma doença que provoca perdas no campo e traz prejuízos ao produtor. Esses profissionais agora estão aptos para orientar os produtores em suas visitas, colaborando para o controle desses mamíferos voadores”, enfatizou.
O ciclo de palestras foi realizado na sede do Sindicato de Ituiutaba, em 24 de junho.