Compartilhe


Cônsul do Canadá estreita diálogo e relações com Sistema Faemg

RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
ESCRITO POR IZAMARA ARCANJO, DE BELO HORIZONTE
22/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, FAEMG

François Jubinville conheceu projetos e iniciativas em prol do desenvolvimento do setor agropecuário em Minas Gerais

Em um encontro que reforça relações e estreita o diálogo com o Canadá, o Sistema Faemg Senar recebeu a visita do cônsul-geral, François Jubinville, nesta quarta-feira (22/5). A ocasião proporcionou uma reunião valiosa para debater temas de interesse mútuo, com foco no agronegócio mineiro.

O cônsul teve a oportunidade de conhecer o funcionamento da instituição, compreendendo como a entidade contribui para o desenvolvimento do setor agropecuário em Minas Gerais. Ele também recebeu informações detalhadas sobre as ações do Sistema, que englobam desde a assistência técnica, educação e capacitação de produtores rurais até a promoção de exportações e a busca por novas tecnologias.

Ebinho Bernardes, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar, ressaltou a importância da visita como forma de fortalecer as relações com o Canadá, um país referência no agronegócio mundial. "Essa foi uma oportunidade para estreitar os laços e fortalecer relações com o país, que é uma grande referência no agronegócio internacional. Acreditamos que essa parceria pode trazer muitos benefícios para o setor em Minas Gerais”, afirmou.

 

O vice-presidente do Sistema Faemg Senar, Ebinho Bernardes, presenteia o cônsul-geral do Canadá, François Jubinville, com produtos típicos de Minas Gerais


Apresentação do Sistema Faemg Senar

O cônsul assistiu a um vídeo institucional do Sistema Faemg Senar, que apresentou um panorama geral da entidade e suas atividades. Em seguida, o gerente de Agronegócios, Rafael Rocha, fez uma descrição detalhada do ecossistema do Sistema Faemg Senar, destacando os diversos serviços e produtos oferecidos aos produtores rurais. “Atuamos em várias frentes para valorizar e favorecer os produtores rurais e a agropecuária miniera, sobretudo com inovação, tecnologia de ponta e educação para o homem do campo, via o Senar Minas”, explicou Rafael.

O cônsul do Canadá expressou seu interesse em entender melhor os desafios enfrentados pela agropecuária mineira e compartilhar as práticas bem-sucedidas implementadas em seu país. O diplomata destacou a importância da colaboração internacional para enfrentar desafios globais e fortalecer o agronegócio em escala mundial.

Bruno Rocha, Superintendente do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), apresentou os projetos desenvolvidos pelo instituto, entre eles o Programa Agro + Verde, que se destaca como um trabalho inovador que combina os esforços da Cargill e do Sistema Faemg Senar, com o objetivo de promover a sustentabilidade na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A parceria oferece aos produtores rurais um conjunto de benefícios valiosos, impulsionando a produtividade e a preservação ambiental e a recuperação de áreas degradadas.  "Agora pretendemos expandir o nosso trabalho, nos moldes em que é realizado pela Cargil no Triângulo Mineiro, para para outras regiões do estado, afirmou.

 

Na foto:  Franz Brandenberger, Ebinho Bernardes e François Jubinville


Diálogo e cooperação internacional

A visita do cônsul do Canadá ao Sistema Faemg deu a largada para futuras parcerias entre as duas instituições e abriu novas oportunidades para o desenvolvimento do agronegócio mineiro. A troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas podem contribuir para o aprimoramento do setor e para a geração de mais renda e emprego no estado. “Essa visita reforça a importância do diálogo e da cooperação internacional na promoção do agronegócio, do bem-estar e da ampliação da renda dos nossos produtores rurais", afirmou o Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais, Francisco Simões.

Também participaram da reunião, o gerente de Relações Internacionais e Governamentais, Altino Rodrigues, e o gerente de negócios do Consulado Geral do Canadá em Belo Horizonte, Franz Brandenberger.