O Sindicato Rural de Juiz de Fora sediou, nesta quarta-feira (4/12), uma reunião que pode transformar o cenário do agronegócio na região. O Projeto Compra Estratégica, iniciativa do Sistema Faemg Senar, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), foi apresentado a representantes de 13 sindicatos rurais, que englobam mais de 3.500 produtores da região.
O projeto incentiva a aquisição coletiva de insumos e produtos agrícolas, o que permite negociações em grandes volumes e preços significativamente reduzidos. Segundo estimativas do Inaes, a economia pode ultrapassar 20% no valor final, além de oferecer custos menores com frete. A implementação do projeto está prevista para o próximo ano nas cidades de Juiz de Fora, Lima Duarte, Rio Pomba, Ubá, Guarani, Piraúba, Tocantins, Barbacena, Além Paraíba, Conselheiro Lafaiete, Argirita, Entre Rios de Minas, Rio Preto e suas extensões de base.
“Temos dois objetivos fundamentais: comprar insumos de forma estratégica e em grandes volumes. Queremos reduzir os custos de aquisição e aumentar a margem de lucro do produtor rural, promovendo mais sustentabilidade financeira no campo", explicou o gerente executivo do Inaes, Bruno Rocha de Melo.
Segundo o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão, a proposta vai ao encontro das principais dificuldades dos produtores. “Nosso foco é oferecer soluções para reduzir os custos de produção, que são um dos maiores desafios no setor, possibilitando que o produtor aumente sua renda”, reforçou.
Fortalecimento
Além dos benefícios econômicos, o projeto também fortalece os sindicatos rurais. “Vai agregar mais ao nosso associado e ajudar a trazer novos produtores para os sindicatos", disse o presidente do Sindicato Rural de Rio Pomba, José Alfredo Furtado.
Domingos Frederico Neto, presidente do Sindicato Rural de Juiz de Fora, ressaltou o impacto positivo para pequenos e médios produtores. “Com esse projeto, o pequeno produtor vai pagar o mesmo que os grandes, igualando as oportunidades e fortalecendo a competitividade”.
Para o presidente do Sindicato de Produtores Rurais de Barbacena, Rubens Lobato, o projeto pode mudar a percepção dos agricultores sobre o papel dos sindicatos. “Podemos atrair mais produtores e mostrar o quanto os sindicatos podem contribuir para o sucesso no campo".
O Projeto Compra Estratégica é realizado em parceria com a Bioma Investimentos e já apresenta resultados promissores. Um exemplo de sucesso é o Sindicato Rural de Paula Cândido, que realizou compras de insumos como caroço de algodão e farelo de soja, com significativa redução de custos. A expectativa é que a experiência sirva de modelo para os demais sindicatos de todo o estado.