Compartilhe


Começa Exposição Agropecuária e Industrial de Oliveira

EVENTO
ESCRITO POR KAROLINE SABINO, DE VARGINHA
24/05/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

O Sindicato dos Produtores Rurais de Oliveira deu início nesta quinta-feira (23/05) à 34ª Exposição Agropecuária e Industrial de Oliveira, uma das mais importantes feiras de agropecuária da região. A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-presidente secretário do Sistema Faemg, Ebinho Bernardes, do gerente regional do Sistema Faemg Senar em Varginha, Caio Oliveira, do presidente do Sindicato Rural de Oliveira e vice-presidente do Sistema, Márcio Eugênio Leite Castro, além de presidentes de sindicatos rurais, vereadores e outras autoridades.

Ebinho Bernardes, vice-presidente secretário do Sistema Faemg Senar, durante abertura do evento

Em sua fala, Ebinho elogiou a programação do evento, planejada para os produtores, suas famílias e toda a comunidade, e destacou o resultado da pesquisa inédita encomendada pelo Sistema, que aponta que 78% da população mineira admira e reconhece o valor do produtor rural. “Somos extremamente competentes da porteira para dentro, garantindo alimento para todos. No entanto, precisamos também pensar na política classista. Contribuímos com 22% do PIB do estado. Portanto, é fundamental elegermos representantes que defendam os interesses do setor produtivo”, completou o vice-presidente.

A exposição, que tem o apoio do Sistema Faemg Senar, da Prefeitura e de diversos patrocinadores, segue até 26 de maio. O Sistema Faemg Senar participa ativamente, promovendo as programações "Mulheres no Agro" nesta sexta-feira (24) e "Jovens no Agro" no sábado (25), além das oficinas gratuitas de doce de leite e carne na lata.

Programação diversificada

A programação inclui julgamentos de animais, shows, estandes de parceiros, gastronomia regional e exposições, atendendo a todas as idades e contribuindo para o desenvolvimento do agronegócio na região. “Além de mantermos o julgamento da raça bovina girolando e do cavalo mangalarga marchador, abrimos também os julgamentos dos bubalinos, uma vez que a atividade está crescendo em Oliveira. Criamos um espaço importante para os cafeicultores e teremos grandes leilões, que são fundamentais para a nossa exposição”, reforçou o presidente do Sindicato Rural de Oliveira, Márcio Castro.

O Sindicato Rural de Oliveira também prestou uma homenagem especial ao ex-presidente Haroldo Aguiar Junqueira. Nas dependências do parque de exposições do município, foi inaugurado um espaço do criador, em memória de Haroldo Aguiar Junqueira, reconhecendo seu legado e contribuição para a comunidade rural.

}