Compartilhe


Cavalgada fomenta turismo na rota do Queijo da Serra da Canastra

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DA ASCOM
06/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Evento da ABCCMM, com o apoio do Sistema Faemg Senar, ocorreu neste sábado (6/4), em São Roque de Minas

Conhecida por suas belezas naturais, como a nascente do Rio São Francisco, por sua rica biodiversidade e pelas fazendas produtoras do Queijo Canastra - patrimônio cultural imaterial brasileiro, a Serra da Canastra é considerada uma das mais exuberantes regiões turísticas de Minas Gerais. Por este motivo, foi o destino da 12ª edição do Projeto Cavalgadas Temáticas, da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM), que ocorreu neste sábado (6/4), em São Roque de Minas, com o apoio do Sistema Faemg Senar.

Com o objetivo de fomentar regiões de interesse histórico-cultural do país, por meio de novos roteiros, que, neste caso, foi o do Queijo da Serra da Canastra, a iniciativa foi prestigiada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e várias outras lideranças políticas e ligadas ao agro.

“É uma iniciativa belíssima que tem total aval da minha parte. O Mangalarga Marchador é uma raça que merece ser valorizada, pois, assim como o queijo canastra e o nosso café, é um símbolo de mineiridade. Somos referência nesse tipo de cavalo e precisamos divulgar isso para todo o Brasil e para o mundo”, disse Zema. Durante a cerimônia de abertura do evento, o governador destacou também o reconhecimento do Governo do Estado à importância do produtor rural mineiro para a economia do país.

O presidente do Sistema Faemg, Antônio de Salvo, com o secretário de Estado de Agricultura,
Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes; a presidente da ABCCMM,
Cristiana Gutierrez, e o governador Romeu Zema

Para o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, esta iniciativa possibilita a interação e mostra a diversidade de Minas Gerais. “Estamos em uma região tipicamente produtora de queijo, uma das mais importantes, onde temos o queijo Canastra. Mas não é só isso. Aqui temos café, abacate, azeite, soja, milho, ou seja, mostra o grande potencial produtivo do nosso estado. E nada melhor do que andar no Mangalarga Machador para sentir não só o prazer de fazer uma cavalgada, mas conhecer toda a parte histórica dessa região tão importante, que tem crescido e produzido, principalmente, o nosso queijo canastra”, destacou. Na abertura do evento, ele também ressaltou a força e a representatividade do setor agropecuário. “O agro é um espetáculo. Não é à toa que tivemos um PIB recorde de mais de R$ 1 trilhão. E o agro fez a sua parte, ajudando com 11,5%”.

“Este projeto foi idealizado no sentido de unir cultura, gastronomia, lazer e, principalmente, levar os nossos associados, amantes de cavalos, a regiões bonitas, que tenham um atrativo, e fomentar o turismo rural. Essa cavalgada é a primeira realizada em parceria com o Sistema Faemg Senar. É muito importante ter a mobilização dos produtores. A gente sempre traz os nossos associados para conhecerem os produtores locais, valorizar o produto local e, com isso, valorizar o estado”, disse a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez.

Crédito: Diego Vargas/Seapa

Percurso

Localizada no sudoeste de Minas Gerais, a região da Serra da Canastra é formada por um conjunto de serras que estão entre as cidades de São Roque de Minas, Vargem Bonita, Sacramento, São João Batista do Glória, Delfinópolis e Capitólio. A maior atração é o Parque Nacional da Serra da Canastra, criado em 1972 para proteger as nascentes do Rio São Francisco e onde estão localizados alguns dos mais belos cartões postais do Brasil.

O roteiro do Queijo da Serra da Canastra, promovido pela ABCCMM em parceria com o núcleo regional do Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, com o apoio do Sistema Faemg Senar, teve início no Sindicato Rural de São Roque de Minas. Ao todo, 25 quilômetros foram percorridos por um total de 135 participantes, com paradas na Queijaria do Nego, Cachoeira do Nego e na Queijaria do Otinho, uma das mais tradicionais da região.

Crédito: Diego Vargas/Seapa

Valorização de produtos regionais

Um dos destaques da programação foi o empório do Sistema Faemg Senar, com produtos regionais, em uma parceria com a Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan). “Nosso empório tem a participação dos egressos dos cursos de Formação Profissional Rural do Senar, que estão tendo a oportunidade de materializar todo o conhecimento adquirido, apresentando ao público os seus produtos e podendo de fato comercializá-los”, comemorou o superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr.

O presidente do Sindicato Rural de São Roque de Minas, Hélio Reis da Costa, reforçou a relevância do evento para a valorização dos produtores locais. “Fiquei impressionado com a organização e muito satisfeito em participar dessa iniciativa tão bacana em nossa cidade”. 

 

O superintendente do Senar Minas, Celso Furtado Jr., o presidente do Sistema Faemg Senar,
Antônio de Salvo, e a a presidente da ABCCMM, Cristiana Gutierrez

Também participaram do evento o diretor-presidente do Núcleo Mangalarga Marchador do Alto São Francisco, Diego Arlei Luiz, o diretor de esportes da ABCCMM, Mauricio Pierrotti, o prefeito de São Roque de Minas, Onésio de Oliveira Andrade, o presidente da Câmara de Vereadores, José Antônio da Costa, o gerente executivo da Apocan, Igor Freitas,  o deputado federal Emidinho Madeira, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o gerente de Formação Profissional e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, o gerente regional de Passos, Rogger Miranda Coelho, entre outras autoridades.

}