Compartilhe


Artesãos do Progearte expõem trabalhos em feira nacional

VALORIZAÇÃO
ESCRITO POR NATHALIE GUIMARÃES, DE BELO HORIZONTE
05/12/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR

Oportunidade de expor a arte do Vale em um grande evento voltado para a produção artesanal. É assim que os artesãos do Progearte, do Sistema Faemg Senar, encaram a 35ª Feira Nacional do Artesanato, realizada nesta semana no Expominas, em Belo Horizonte. Eles estão no Empório Faemg Senar, que neste ano, funciona em parceria com a Aperam.

Os 18 artesãos, de Carbonita, Capelinha, Itamarandiba, Minas Novas, Timóteo, Turmalina e Veredinha, expõem produtos diversificados que carregam consigo a identidade e a tradição de suas regiões. São colchas, cerâmicas, bordados, doces, objetos utilitários feitos com resíduos siderúrgicos e com técnicas botânicas, entre outros.

É a primeira vez que a artesã Mônica Valoide, de Timóteo, participa de uma feira deste porte. “Nossos trabalhos são ricos culturalmente, mas a gente ainda não tinha tido muitas oportunidades como esta de mostrar este trabalho”, comentou. Ela utiliza aço inoxidável e agregado siderúrgico com pegada sustentável e, segundo ela, o Progearte apoiou o grupo na melhoria dos produtos. “O Progearte nos orienta para a gente imprimir mais identidade e qualidade. A gente trabalha esse material, frio, duro, e o transforma em algo bonito, que vai levar um pedacinho da nossa história para pessoas de outras regiões”.

Néia Vieira faz caixas e cadernos com a impressão botânica, incluindo folhas de árvores nativas do Cerrado como o pequizeiro. Ela também coloca imagens do trabalho artesanal da região nas capas dos cadernos de modo a ampliar a divulgação das colegas artesãs. “Antes do Progearte, eu trabalhava com outros produtos, voltados para festas. No Progearte, descobri esta técnica e não parei mais. O programa foi a virada de chave que eu precisava. E esta feira é a oportunidade que todo artesão espera para expor e ganhar visibilidade. E, neste ano, está homenageando a nossa região – é muito bom para a gente!”, destacou.

Progearte

O fazer artesanal vai além do hobby: é uma oportunidade de geração de emprego e renda. O programa tem como objetivo a profissionalização do artesão mineiro, adequando o processo de criação e a produção artesanal e as estratégias de gestão e marketing.

“O objetivo é afinar a técnica dos artesãos, fornecendo orientações para que os produtos sejam mais aceitos no mercado e ajudando a maximizar os valores. Os produtos aqui são fruto deste trabalho ao longo do Progearte”, acrescentou a analista de Promoção Social do Sistema, Kely Lima.

A agente de desenvolvimento rural (ADR) vinculada ao Sindicato dos Produtores Rurais de Minas Novas e à Associação de promoção e Apoio a Produção (ASCOPI), Ana Paula Fernandes, está acompanhando as artesãs do município em Belo Horizonte. “Não é só fazer o artesanato. Com o Progearte, todas foram além e aprenderam a dar mais valor ao seu trabalho”, comentou.

Parceria

O Sistema Faemg Senar marca presença na feira há mais de uma década e, nesta edição, conta com a parceria da Aperam, que, operando no Vale do Jequitinhonha, viabilizou a formação da turma e levou o Progearte para os artesãos da região.

“Temos um projeto de fortalecimento do artesanato há mais de 20 anos. Em a parceria com o Sistema, conseguimos expandi-lo e diversificar os tipos de artesanatos. Por nós, é muito importante trazê-los para esta feira, alguns até pela primeira vez”, disse a coordenadora de projetos da Fundação Aperam Acesita, Stella Oliveira.

O evento, realizado no Expominas, termina neste domingo (8/12). A previsão é que 130 mil visitantes passem pela feira. Ingressos na bilheteria do evento ou clicando aqui.

Conheça o trabalho dos artesãos presentes no Empório:

Ana Maria Sena
Bordado e Bastidores
@anamariasenacampos

Ana Morais
Crochê
@anamo_art

Celia Costa
Amigurumi
@feitoamaomn

Danilza Soares
Bordado e impressão botânica
@danilzameira

Douglas Souza
Artesanato em madeira
@delmarcenaria

Eulália Gonçalves
Doces 
@eulaliagoncalvezpinto

Geralda Miranda
Bordado
@nem.6219

Gilda Passos
Bolsas e Utilitários
@gildapassos

Lindaura Santos
Bordado em tecelagem
@lindauraartesanais

Maria Angélica Rodrigues Costa
Doces
@mariaangelica.rodrigues.5059

Maria Eugênia Cordeiro
Bordado em Tecelagem
@eugenia.santos.1806

Maria Drumond
Bastidor e bordados
@jo_duarte_artesanato | @mjoduarte

Maria Luiza Rocha
Doces
Facebook: Maria Luiza Silva

Monica Valoide
Artesanato Contemporâneo Conceitual
@monicavaloide

Néia Vieira
Impressão botânica e cartonagem
@nvpapel

Rita Alves
Bordado e tecelagem
@ritaalvesbordados

Silmara Gomes
Cerâmica
@silmara_g_silva

Valdirene Lopes
Tecelagem 
@val_lopes_artes