Compartilhe


19º Encontro de Produtores de Leite reúne centenas de pessoas

EVENTO
ESCRITO POR FLÁVIO CHRISTO, DE JUIZ DE FORA
22/09/2023 . SINDICATOS, SENAR

O 19º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes reuniu centenas de produtores essa semana, em São João del Rei, no campus Tancredo Neves da UFSJ. Mais de 800 pessoas conferiram palestras e seminários que levaram informações inovadoras para os profissionais, estudantes e autoridades que participaram.

Antônio de Salvo discursa durante a abertura do encontro

A cerimônia de abertura e a palestra magna foram realizadas na manhã do dia 20, abordando os desafios de uma propriedade leiteira. Durante a tarde, cinco seminários fizeram parte de um dia de campo, com temas como a importância da gestão na qualidade do leite; queijo minas artesanal; BRS Capiaçu; trigo para silagem e melhoramento genético do rebanho.

O presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, discursou na abertura do evento e contou da reunião com o governo federal, onde foi discutido o atual modelo de importação de leite em pó do Uruguai e da Argentina. “É obrigação nossa atender as demandas dos produtores. Estamos trabalhando há mais de três meses para atenuar os problemas da importação do leite, estamos passando por problemas da porteira para fora, mas precisamos que o produtor continue a fazer o que ele sabe da porteira para dentro, que é produzir alimento de qualidade para superarmos este momento difícil”, afirmou.

“É a primeira vez que o Sistema Faemg Senar faz parte da organização desse encontro de produtores de leite, o que nos propicia uma aproximação das instituições de ensino, dos alunos, professores, produtores, jovens e mulheres do agro. Bom demais estar aqui, junto dessas pessoas”, comentou Renato Laguardia, vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar.

Equipe do Sistema Faemg Senar presente no evento - da esquerda para direita: Sílvio Quintão, Antônio de Salvo, Marcelo Oliveira, Rubens Lobato, Emerson Simão e Renato Laguardia

À frente da gestão do Sindicato Rural de São João del Rei, que tem mais de 50 anos e 600 associados, o presidente Marcelo Luiz Silva Oliveira acredita que esse tipo de evento auxilia na disseminação do conhecimento e na otimização das propriedades rurais. “Nós, produtores, precisamos estar sempre buscando melhorar a genética e implementar novas tecnologias, melhorando o funcionamento de sua própria empresa rural”, disse Marcelo.

Sistema Faemg Senar aborda a gestão em seminário

Uma das cinco estações de ensino promovidas no evento foi comandada por profissionais do Sistema Faemg Senar. Com o tema “A importância da gestão na qualidade do leite”, o seminário foi apresentado no curral da UFSJ, local em que o conteúdo também foi demonstrado na prática. “Falamos da gestão na qualidade do leite, o que é muito importante para a valorização dessa matéria prima”, concluiu o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Juiz de Fora, Emerson Simão.

Seminário de gestão e qualidade do leite chamou a atenção dos participantes

O 19º Encontro de Produtores de Leite do Campo das Vertentes foi um evento realizado pela EPAMIG, Sistema Faemg Senar, Sindicato Rural de São João del Rei, Emater, Universidade Federal de São João del Rei, Embrapa, IMA, Secretaria de Agricultura do Estado de Minas Gerais e Prefeitura de São João del Rei, com apoio da FAPED.