Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas

EVENTO
ESCRITO POR LÍLIAN MOURA, DE VIÇOSA
11/04/2024 . SISTEMA FAEMG, SINDICATOS, SENAR, FAEMG

Com exposição e venda de café, cachaça, queijos e defumados feitos por ex-alunos de cursos e participantes do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg Senar, o estande do Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu (SPR) recebeu centenas de visitantes durante o 25º Simpósio de Cafeicultura das Matas de Minas. Além disso, o Sistema participou de outras ações, como a reunião da Associação dos Sindicatos Rurais das Matas de Minas (ASSMATAS) e o encontro de supervisores e técnicos de ATeG.

Sobre o estande, o presidente do SPR de Manhuaçu, Antônio Teodoro Dutra, destacou que o espaço está entre os mais movimentados da feira e cumpre o papel de receber bem os produtores rurais e todos os visitantes. Além disso, o SPR promoveu duas oficinas de Barista no espaço.

Planejamento e união

A reunião da ASSMATAS, nessa quarta-feira (10), foi um momento de alinhamento e debate, com a participação de presidentes e vice-presidentes dos Sindicatos dos Produtores Rurais de Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Lajinha, Divino, Sericita, Manhumirim, Pocrane e Caratinga.

O presidente da instituição, Felipe Alves, salientou a importância do encontro para o fortalecimento da associação. “Juntos somos mais fortes. Vamos fazer um planejamento estratégico para continuar recebendo as demandas dos nossos Sindicatos e pensar em soluções para os nossos desafios”, pontuou.

A reunião foi acompanhada pelo presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, que parabenizou o grupo pela iniciativa de formar a associação e pelo trabalho de mobilização que está sendo feito na região. “Nós precisamos de organização e união. O trabalho da associação é fundamental. Contem com o Sistema”.

Também participaram do encontro o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia; o gerente regional Marcos Reis, a gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais; a coordenadora pedagógica Cristiane Trigueiro e o presidente da Comissão Técnica do Café do Sistema Faemg Senar, Arnaldo Bottrel.

ATeG Café+Forte

Cerca de 40 supervisores e técnicos do ATeG Café+Forte participaram de uma reunião para alinhamento, em que foram apresentados casos de sucesso de produtores rurais da região. O consultor master, Henrique Frederico Santos, falou sobre a nova iniciativa do programa que pretende fazer um levantamento via aplicativo junto aos técnicos e produtores.

“O objetivo é captar os custos operacionais e entender o preço dos insumos em cada região. Assim, vamos poder trocar informação e entender o manejo técnico de quem mais está ganhando dinheiro com a atividade. Vamos ter um grande ganho técnico e de gestão e poderemos usar essas informações para futuras ações”, explicou.  

Maratona Jovem

A 2ª Maratona Jovem do Sistema Faemg Senar foi apresentada aos participantes do simpósio durante o encontro de jovens. A gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação, Silvana Novais, acompanhada pelo presidente da Comissão Jovem do Sistema Faemg Senar, Felipe Alves, explicou como funciona a Maratona e convidou a todos para formarem equipes e participar.

“Queremos formar lideranças, e essa é uma oportunidade incrível de crescimento. Procurem os Sindicatos nas suas cidades e participem”.

As inscrições para a Maratona estão abertas até 5 de maio.