Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência Arrecadação Centro Exc. Cafeicultura
Compartilhe


Sistema Faemg Senar destaca avanços do projeto Campo Futuro

BENCHMARKING AGRO
ESCRITO POR FERNANDA TEIXEIRA, DE BELO HORIZONTE
07/11/2024 . SISTEMA FAEMG, SENAR, FAEMG
 Evento foi organizado em quatro painéis temáticos que discutiram questões cruciais para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil

O Sistema Faemg Senar participou nesta semana do evento Benchmarking Agro (BMK Agro), promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em Brasília, que reuniu lideranças e especialistas para apresentar os resultados do projeto Campo Futuro. A iniciativa da CNA em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), universidades e centros de pesquisa, tem como objetivo auxiliar produtores rurais em mais de 330 municípios de todas as Unidades Federativas (UF) do país a gerenciar custos de produção e tomar decisões estratégicas no campo.

Segundo a analista de Agronegócios do Sistema Faemg Senar, Mariana Simões, os resultados apresentados comprovam que a viabilidade das atividades depende da eficiência e da gestão rigorosa de custos e processos produtivos. “O evento trouxe uma visão abrangente sobre o cenário atual da produção de grãos, leite e carne bovina, com destaque para os desafios e as oportunidades para conquistar novos mercados. Ficou evidente que produtores com maior eficiência em indicadores zootécnicos tiveram melhores margens de lucro”, afirmou.

Segundo Mariana Simões, os resultados comprovam que a viabilidade das atividades depende da eficiência e da gestão rigorosa de custos e processos produtivos. 

Em Minas Gerais, os indicadores comparativos revelaram um panorama da rentabilidade entre as propriedades mais eficientes no programa Educampo – Leite. Segundo Thiago Rodrigues, analista de Agronegócio do Sebrae, as 25% propriedades mais rentáveis atingiram uma margem líquida anual de R$12.962 por hectare, superando, por exemplo, a rentabilidade da produção de milho e soja da safra anterior. Já as propriedades do grupo menos eficiente apresentaram resultados negativos.

O evento foi organizado em quatro painéis temáticos que discutiram questões cruciais para o desenvolvimento da agropecuária no Brasil: uma análise do setor em relação aos concorrentes internacionais, os custos e a eficiência econômica na produção de grãos, um estudo das propriedades mais rentáveis na pecuária de leite e uma avaliação do desempenho econômico e da sustentabilidade na pecuária de corte.

Campo Futuro – O projeto, realizado pela CNA e pelo Senar em colaboração com universidades e centros de pesquisa, tem como objetivo o levantamento detalhado dos custos de produção agropecuária para fornecer informações estratégicas para o gerenciamento rural. Em 2024, foram realizados 154 painéis em 125 municípios, abrangendo 20 estados, com a participação de 1,5 mil produtores. O projeto abrange as cadeias de grãos, cereais, frutas, hortaliças, silvicultura, café, pecuária de leite, avicultura, suinocultura, aquicultura, pecuária de corte, entre outras.