Conheça o SENAR

O SENAR MINAS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Minas Gerais) é responsável pela capacitação profissional e promoção social do produtor, do trabalhador rural e seus familiares.

Cursos

O SENAR MINAS oferece mais de 300 cursos nas áreas de Formação Profissional Rural e Promoção Social, gratuitos e voltados para capacitação e qualidade de vida do produtor e trabalhador rural e suas famílias.

Instrutor Mobilizador Licitações Transparência e Prestação de Contas Centro Exc. Cafeicultura
Dias
0 0 0
Horas
0 0
Minutos
0 0
Segundos
0 0
Compartilhe


Sistema FAEMG leva treinamentos para alunos da UFMG

AVICULTURA
ESCRITO POR RICARDO GUIMARÃES, DE MONTES CLAROS
18/04/2022 . SINDICATOS, SENAR

Após cerca de dois anos sem aulas presenciais, os alunos estão retomando as atividades no Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Montes Claros, e contando com a ajuda do Sistema FAEMG para colocar conteúdos práticos em dia. Com o objetivo de contribuir com a formação desses futuros profissionais, foram realizados três cursos na área de avicultura para acadêmicos que estão nos últimos períodos de Zootecnia.

“São alunos de cursos voltados para agronegócio e produção animal, que precisam associar teoria e prática para atuar nos diversos setores da cadeia produtiva. Com o retorno presencial, estamos retomando atividades práticas. Por isso, a importância dos cursos do Sistema FAEMG”, explicou a professora dos cursos de Zootecnia e Agronomia da UFMG, Fabiana Ferreira.

Com turmas sempre cheias, os alunos tiveram acesso a conteúdos que vão completar a formação acadêmica. “Mesmo sendo graduanda do último período, eu ainda não tinha visto alguns pontos na graduação. Foi muito bom trabalhar na prática”, destacou a estudante Yara Cardoso Braga.

No campus da universidade, existem setores e serviços exclusivos para a cadeia da avicultura, segmento de mercado que é muito procurado em todo o Norte de Minas. Egresso da própria UFMG, o instrutor do curso, Ramon Estefâno Souza Silva, explica que trabalhou com os estudantes temas que podem ser usados do pequeno ao grande avicultor.

“Aprender fazer fazendo, lema do SENAR, é importantíssimo. Na universidade, vemos um direcionamento maior para granjas de grande escala. Nos cursos que ministro, voltamos para essa outra realidade, onde podemos trabalhar desde a agricultura familiar ao produtor de maior porte”, comentou o instrutor.

“Nada melhor do que saber fazer para passar comandos para sua equipe. Os alunos precisam ter conhecimento prático mínimo para lá no campo o seu papel ser bem-feito”, afirmou a professora Fabiana Ferreira.

Mercado de trabalho

Os cursos também foram importantes para mostrar novas possibilidades de trabalho. “Quando solicitamos o curso, sugerimos que o instrutor fosse um egresso da UFMG para estimular os estudantes, para eles verem um outro campo de atuação, via prestação de serviços, como é o caso do Ramon”, lembrou Fabiana Ferreira.

“Despertou interesse profissional para este lado da instrutoria e para a possibilidade de mestrado. O fato de o Ramon passar por diversos produtores e sistemas de produção amplia o nosso conhecimento. Aprendemos que podemos adequar o que vemos na sala de aula à realidade de cada produtor”, disse a estudante Yara.

Para o gerente regional do Sistema FAEMG, Dirceu Martins, parcerias como essa são importantes para o trabalho junto aos produtores contarem sempre com muito conhecimento e prática. “Tenho certeza que estes alunos ganham ainda mais bagagem técnica para atuar em campo. São profissionais que, nos próximos anos, estarão junto aos produtores rurais em busca da evolução e sustentabilidade de seus negócios”.