Mais de 170 exames preventivos foram realizados em Diogo de Vasconcelos, primeiro município a receber o programa Saúde Itinerante em 2024. A iniciativa do Sistema Faemg Senar contou com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) de Ponte Nova e da prefeitura local.
O público feminino foi maioria entre os atendidos. Elas fizeram 90 mamografias e 77 exames Papanicolau. Mulheres de diversas comunidades rurais foram juntas ao caminhão da saúde como forma de incentivo e motivação para aproveitarem o momento de cuidado pessoal. Juliana Barbosa, do Córrego Loredo, foi uma delas. “Já estava com um pedido médico para fazer o Papanicolau, faço todos os anos e a facilidade da carreta me animou ainda mais”.
Foco na prevenção
Com casos de câncer na família, Denise Rezende ficou mais atenta à própria saúde e à prevenção. “Minha irmã precisou se tratar de um câncer no colo do útero. A lição que a gente aprende é que se cuidar é o mais importante”, afirma.
Cláudia Borges, de 43 anos, também aposta nos cuidados preventivos e contou que foi assim que descobriu um nódulo no seio. “É benigno, mas sigo fazendo acompanhamento porque toda doença descoberta no início é mais fácil de tratar”.
Ela disse que estimula outras mulheres da sua idade a fazerem os exames preventivos, e o Programa Saúde Itinerante foi um aliado na sua missão. “Foi maravilhoso ter a saúde na porta da nossa casa”, comentou satisfeita.
Solange Souza, que saiu do trabalho, fez a mamografia e voltou ao serviço, comemorou a agilidade e a comodidade de não precisar ir ao município vizinho para ser atendida. “A prevenção sempre foi e sempre será o melhor remédio”, afirmou.
Acesso
O caminhão da saúde circula, este ano, em parceria com o Hospital de Amor de Barretos (SP). O gerente de Formação Profissional Rural e Promoção Social do Sistema Faemg Senar, Wander Magalhães, destaca que o programa Saúde Itinerante presta um serviço essencial à vida, especialmente, da população rural. “Por vezes o acesso dessas pessoas à saúde é deficitário, muitos não conseguem se descolar em tempo hábil”, pontuou.
Além disso, o programa supre a demanda dos municípios por exames realizados com mais agilidade. “Diminui as nossas filas e as mulheres ficam assistidas”, explicou a
secretária de saúde de Diogo de Vasconcelos, Maria Morais.
O prefeito Domingos de Freitas agradeceu ao Sistema Faemg Senar pelo trabalho que fortalece o cuidado das cidades com a saúde. “A saúde e o bem-estar da população são nossa prioridade e nos sentimos valorizados recebendo esse programa feito com tanta qualidade”.
Para a agente de desenvolvimento rural do SPR de Ponte Nova Mônica Vieira da Silva a ação foi bem-sucedida, principalmente pela articulação e atendimentos aos moradores das comunidades rurais. “Mobilizamos a cidade e mostramos que o Sistema Faemg Senar e o sindicato valorizam a saúde dos produtores e moradores do campo”.
Serviço
O Programa Saúde Itinerante passará por mais 13 cidades até o final de 2024, realizando exames de prevenção ao câncer de mama, do colo do útero, de próstata e ainda a avaliação clínica de lesões na pele. A próxima parada do caminhão da saúde é Alvinópolis, nos dias 27 e 28 de junho.