Reunião ocorreu nesta quinta, na Cidade Administrativa
Melhorias no atendimento às demandas dos produtores rurais sobre falhas no fornecimento de energia elétrica foram debatidas em reunião nesta quinta-feira (8/2), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Assista ao vídeo abaixo!
O encontro teve a presença do presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo, dos secretários de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, e Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, do presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi, e do vice-presidente de Distribuição da Companhia, Marney Antunes.
A reunião discutiu os detalhes finais do funcionamento do canal exclusivo 'Cemig Agro', que vai atender as demandas sobre falta de energia no campo. A criação do meio de contato com a companhia exclusivo para atender os pleitos do homem e mulher do campo foi anunciada ainda em 2023, após reunião na sede do Sistema Faemg Senar.
O canal está em fase final de estruturação e vai estabelecer um contato direto entre produtores, sindicatos e Cemig, para dar prioridade às demandas da agropecuária.
O presidente Antônio de Salvo destacou que as cobranças do Sistema serão mantidas, até que a infraestrutura de energia elétrica na zona rural atenda às necessidades dos produtores rurais. “Precisamos achar soluções possíveis para atender os produtores rurais que sentem a falta da energia, e que precisam continuar produzindo para gerar riquezas e divisas para Minas Gerais”, salientou.
O secretário Thales Fernandes afirmou que o objetivo é estruturar uma solução emergencial, para dar mais tranquilidade para que o produtor continue o seu trabalho. “Essa proposta que estamos trazendo para trabalhar em parceria com o sindicato rural, governo de Minas, Cemig, Seapa, Assembleia Legislativa, nós vamos levar á frente para termos lá na ponta um resultado que é uma energia de qualidade para que o produtor rural continue realizando seu trabalho, gerando emprego, renda e sustentabilidade em Minas Gerais”, observou.
No mesmo tom, o secretário Fernando Passalio reforçou o compromisso do governo em encontrar uma solução para melhorar o atendimento e infraestrutura elétrica no campo. “Os problemas existem, mas estamos imbuídos na solução desses problemas”, disse.